Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Secretária de Educação dialoga com representantes do SINTE/RN

A secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, recebeu nesta terça-feira, 15, a coordenação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação para continuar discutindo a pauta de reivindicações da categoria. Durante a reunião, foram colocados em debate assuntos como o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do magistério, as promoções verticais e o Censo da Educação.

Segundo a secretária, essa é a décima quinta audiência oficial realizada pela Secretaria de Estado da Educação com o SINTE, desde janeiro do ano passado, numa clara demonstração de que a SEEC está aberta ao diálogo e disposta a facilitar a vida do professor, sem prejudicar o aluno.

Sobre o Plano de Cargos, Betania Ramalhou ressaltou que o governo tem estudado a sua implantação, uma vez que o impacto financeiro mensal na folha seria de R$ 450 mil e por hora ainda é inviabilizado devido ao limite prudencial de despesas com pessoal que a Lei de Responsabilidade Fiscal determina.

Ainda sobre ganhos salariais, a secretária foi enfática ao pedir que os sindicalistas sejam honestos em reconhecer que a categoria nunca conseguiu tanto em tão pouco tempo, lembrando os 63,67% de reajuste, com o cumprimento da lei do piso. "E esse é um mérito da governadora Rosalba Ciarlini, que mesmo com as dificuldades financeiras que o estado enfrenta, tomou essa decisão corajosa", reforçou Betania Ramalho.

A reestruturação da secretaria, passando pelo Censo da Educação, também foi colocada em pauta. Aos sindicalistas, a secretária pediu ajuda na fiscalização dos servidores que não cumprem suas obrigações com o estado. "Entre outras ações, precisamos fazer um controle da carga horária do professor, para que não falte profissional na sala de aula e, consequentemente, o aluno não saia prejudicado.", completou.

Durante a audiência, Betania Ramalho anunciou ainda a criação da Ouvidoria da Educação, que servirá para atender tanto aos servidores, como estudantes e comunidade escolar. O projeto já está sendo elaborado e deverá ser colocado em prática nos próximos meses.

Para finalizar, ficou acertada a formação de uma comissão permanente de discussão, com a participação de três representantes do SINTE e a própria secretária, que se propôs a limpar a pauta durante os próximos encontros, que já ficaram agendados. O próximo deve ocorrer ainda esta semana.

"Essa comissão servirá também para criarmos um grupo de estudos sobre o Plano de Educação do governo e a capacitação dos professores. Nós estamos fazendo um investimento pesado em capacitação e queremos que o SINTE participe disso. Eu acredito que podemos ter uma nova relação com o sindicato. Cada um ajudando ao outro e todos trabalhando pela Educação.", concluiu a secretária.

Assessoria de Imprensa da SEEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário