Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de julho de 2012

Acordo celebra construções de atracadouro e nova sede da Colônia dos Pescadores em Natal

A governadora Rosalba Ciarlini participou nesta segunda-feira (16) da assinatura de um acordo para a construção da nova sede da Colônia dos Pescadores Z-4 e do atracadouro das embarcações dos pescadores artesanais de Natal. O pleito da categoria já durava 40 anos e será atendido por meio da assinatura do Governo do Rio Grande do Norte - através das Secretarias de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e de Turismo (Setur) - da companhia Docas do Rio Grande do Norte e da Colônia de Pescadores de Natal.

O investimento total será de R$ 5 milhões e a construção terá um atracadouro de 106 metros de extensão por dois metros de largura em seu coroamento e será dotada de piso de concreto revestido com defensas para proteger as navegações dos movimentos das marés. A construção será erguida no berço quatro do Porto de Natal e terá ainda uma capela em homenagem a São Pedro.

Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, o Porto de Natal precisa criar concorrência com os de outros Estados. “O nosso Estado precisa valorizar os nossos pescadores e, dessa maneira, por meio do acordo assinado hoje, ampliaremos a exportação no nosso porto”, disse a chefe do Executivo Estadual, enfatizando que todos estavam presenciando a realização de um sonho de mais de 40 anos.

“É um investimento na ordem de R$ 5 milhões para que os pescadores tenham toda estrutura, com um atracadouro, um posto de abastecimento, e também a estrutura necessária para que eles possam ter na sede, cursos profissionalizantes. Tudo isso vai permitir o crescimento da produção. Estamos também fazendo outros investimentos para associar mais a iniciativa privada com o trabalho dos pescadores, atraindo indústrias que possam fazer o beneficiamento do pescado e, com isso, promover a garantia do mercado, fazendo justiça aos nossos pescadores”, explicou a governadora.

A nova sede da Colônia de Pescadores terá 182 m² com dois pavimentos e contará com um posto de abastecimento de óleo diesel, onde os trabalhadores vão poder comprar o combustível mais barato dentro do convênio do Governo do Estado, com a isenção do ICMS, e Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA.  

“A expansão do Porto de Natal, com 150 m de cais, ocupará uma parte que hoje é ocupada pelos pescadores. Daí a necessidade de se construir estruturas adicionais para compensar a perda que os pescadores terão”, disse o secretário da Sape, Betinho Rosado. “O que estamos celebrando aqui é um compromisso da Codern com a participação do Governo do Estado e, principalmente, com a Colônia dos Pescadores do Canto do Mangue”.

Para Jorge Bastos, presidente do Sindicato das Indústrias da Pesca do RN, o ato representa o reconhecimento de uma luta de mais de 20 anos. “Pela primeira vez a Codern, com o apoio do Governo do Estado, esta dando ao pescador do Canto do Mangue a oportunidade de ter uma boa estrutura de pesca, que será administrada por eles”, falou.

Abrãao Lincon, presidente da Confederação Nacional da Pesca, também destacou a espera de 40 anos por essa sede. “Desde a fundação da cidade do Natal, os pescadores de Natal exercem suas atividades ali, nas proximidades do porto, e o desenvolvimento vinha apertando os pescadores. Agora eles vão ganhar um Terminal Pesqueiro com todas as adequações”, comemorou.

A presidente da Colônia dos Pescadores de Natal, Rosângela Silva, agradeceu emocionada a atenção da governadora em atender um luta dos pescadores. “Estamos muito felizes. É uma luta de muitos anos e graças a Deus a governadora está realizando nosso sonho. Teremos um espaço melhor, mais organizado. Atualmente trabalhamos sem as mínimas condições. Com essa nova fase, tudo vai melhorar”, disse.

A obra de construção do Museu da Rampa também está entre os acordos firmados.  Essa construção irá gerar emprego e renda e dará uma maior dinâmica econômica ao Canto do Mangue. Além disso, foi assinado o termo que garante a permanência dos pescadores profissionais e suas embarcações em frente ao Museu. Todo o projeto foi pensado através de uma conscientização ambiental.

Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação
Redação Assecom-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário