PROGRAMA MANHÃ MAIS: NOTÍCIAS
O consumidor vai pagar mais caro por ovos de chocolate e pescados, na Semana Santa deste ano. Segundo pesquisa divulgada ontem pelo Procon Natal, os peixes tiveram reajuste médio de 12,44% em relação ao mesmo período do ano passado e aumentaram mais no Mercado do Peixe (18%) - nas Rocas - do que em hiper e supermercados (7,6%). Apesar do aumento no Mercado do Peixe, hiper e supermercados ainda têm preços mais altos: em média 11,3%. No caso dos ovos, há um aumento médio de 7,08%. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a recomendação é pesquisar. E não era para menos. A pesquisa constatou uma diferença superior a 100% entre diferentes estabelecimentos na cidade, para os pescados. Para os ovos, a diferença chega a 77%.
A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de março. Foram pesquisados doze tipos de peixes em doze supermercados e hipermercados, seis boxes do Mercado do Peixe, no Canto do Mangue/Rocas, e uma peixaria em Lagoa Seca. Entre os supermercados e hipermercados, a pesquisa mostra grandes diferenças, principalmente nos peixes "de segunda", como a corvina, cavalinha e castanha. Mas o preço não deve ser o único ponto observado na hora da compra, alerta o Procon: "É preciso observar com cuidado o peixe que vai comprar, quanto à sua qualidade, aparência, cheiro, cor, consistência. Em geral, nos supermercados e hipermercados, o produto é vendido congelado. No Mercado do Peixe se trabalha com peixe fresco", observa o órgão.
No caso dos chocolates, a pesquisa foi realizada em 20 estabelecimentos comerciais, entre supermercados, hipermercados e lojas especializadas. Comparando os preços de 46 produtos que estavam disponíveis em 2011 e continuam à venda em 2012, o Procon constatou que 89% subiram e apenas 11% sofreram redução.
Além de fazer pesquisa, o consumidor deve analisar o melhor momento da compra, segundo o Procon. "Em anos anteriores, à medida que vai se aproximando a Páscoa, os preços dos ovos de chocolate tendem a cair, devido ao grande número de "promoções"", explica.
FONTE: Tribuna do norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário