Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Programa Manhã Mais: Notícias


Mutirão é realizado para tentar salvar baleia encalhada em praia do RN

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com  informações de Amanda Melo especial para "O Câmera"
 (Divulgação/O Câmera)
Era 9h da manhã quando moradores de Areia Branca perceberam a presença de uma baleia da espécie Jubarte encalhada num banco de areia a poucos metros da praia de Upanema. A própria população acionou os órgãos ambientais para tentar salvar o animal. A polícia ambiental, Ibama, a capitania dos portos e biólogos do Projeto de Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participaram da operação de salvamento.

Durante todo dia várias tentativas de desencalhar o mamífero marinho foram realizadas. De acordo com o comandante do batalhão de polícia de Areia Branca, Capitão Andrelino, empresário do ramo pesqueiro cederam embarcações e cordas para serem utilizados no trabalho. Várias pessoas se revezavam ainda como voluntárias jogando água no animal para evitar o processo de desidratação.

A Polícia teve trabalho para afastar os curiosos que a todo tempo tentavam invadir a água para ver a baleia mais de perto. “Essa foi a primeira vez que um animal dessa espécie encalhou nessa praia”, explicou a bióloga Bernadete Fragoso. Ainda de acordo com ela essa espécie vive geralmente na região dos pólos e durante o inverno procuram as águas tropicais, sobretudo para a reprodução. “Essa espécie de baleia não é incomum na nossa costa, mas comum principalmente na Bahia”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário