Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Acidente entre moto e caminhonete deixa um ferido na BR-304


Uma acidente envolvendo uma moto e uma caminhonete aconteceu por volta das 7h desta sexta-feira (29), na BR-304, próximo ao Águia Piscinas. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, há registros de uma vítima no local, em baixo do veículo. Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi encaminhada ao local.

De acordo com o tenente Marcelo, do Corpo de Bombeiros Militar do RN, também há registros derramamento de óleo e uma viatura está no local para avaliar a situação.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Sorteio de grupos da Copa será na Bahia

Brasília (AE) - O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, anunciou ontem que o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014 será realizado no Estado da Bahia. Ainda será definido o local específico para o evento, provavelmente na Costa do Sauipe, que acontecerá em dezembro de 2013. Valcke participa de uma missão ao Brasil que visitou as cidades de Natal, Recife e Brasília.

"O sorteio final vai ter lugar na Bahia. Vão ter mais informações sobre o sorteio final, mas será na Bahia", disse o secretário-geral. Ele afirmou que a Fifa e o governo brasileiro vão negociar com as cidades-sede lacunas que ficaram com a aprovação da Lei Geral da Copa. Leis estaduais e municipais que proíbem a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e que garantem ingressos com descontos e gratuidades para estudantes e outros grupos terão de ser alteradas para atender a exigências da entidade. Valcke afirmou que algumas coisas na Lei Geral "não atenderam às expectativas", mas que o problema "não é o fim do mundo". "Nós temos de negociar com cada uma das cidades-sede, o que iremos fazer. Não é o fim do mundo. Faremos esse trabalho com calma, com cada uma das sedes", disse Valcke, destacando não haver "conflito" com o governo brasileiro.

Valcke encerrou ontem uma visita de três dias ao Brasil. Nesta passagem, o secretário-geral fez vistorias em Recife, Natal e Brasília, onde se encontrou com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Fonte:tribuna do norte

Governadora nomeia 142 aprovados no concurso do Detran/RN

Será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (29) a listagem com a nomeação de 142 aprovados no último concurso público para preenchimento do cargo de provimento efetivo do Departamento Estadual do Trânsito do Rio Grande do Norte – DETRAN, dentro do número de vagas previstas no Edital. A determinação para a publicação foi da governadora do RN Rosalba Ciarlini para a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH).

O decreto da governadora Rosalba Ciarlini também levou em consideração a decisão judicial prolatada nos autos da Ação de Execução contra a Fazenda Pública nº 0115248-96.2011.8.20.0001 – 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, a qual obriga o Estado do Rio Grande do Norte a nomear os candidatos aprovados no Concurso Público para provimento de cargos efetivos do DETRAN.

O concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN), realizado em dezembro de 2010.  O processo seletivo foi dividido em vagas de níveis médio e superior.

No nível superior, os concursados estão divididos em assessores técnicos da área Administrativa, Gerenciamento de Recursos Humanos, Arquitetura, Comunicação (Jornalismo), Comunicação (Relações Públicas), Contabilidade, Economia, Educação (Letras), Educação (Pedagogia), Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estatística, Informática - administração de dados, Administração de Rede, Análise de Sistemas, Gerenciamento de Projetos, Medicina, Psicologia (Administrativa) e Psicologia (Avaliação Psicológica).

Para nível médio, as vagas dispostas são para Assistente Técnico da área Administrativa, da área Técnica (Construção Civil), Técnica Eletrotécnica, Eletricista/Programador da área Técnica, Programador (Informática), Vistoriador/Emplacador para Emplacamento de Veículos e Vistoriador/Emplacador para Inspeção Veicular.

Com a nomeação, o diretor geral interino do Detran, Antônio Willy Saldanha, acredita que  haverá uma oxigenação no quadro funcional do órgão e a população irá sentir os benefícios da mudança.

“O Detran de todo o Rio Grande do Norte, incluindo as unidades do interior do Estado, irá receber os novos servidores que atenderão as mais diversas demandas. Os maiores beneficiados desse processo serão os contribuintes e a população de maneira geral que terão à disposição uma melhora na qualidade dos serviços, presteza e agilidade. Todos eles serão instruídos a continuar atendendo bem ao público nos mais diferentes lugares. As carências serão supridas", declarou Willy Saldanha.

Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação
Redação Assecom-RN

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Romarinho repete heroísmo e volta a salvar o Corinthians

A estrela de Romarinho brilhou novamente. Decisivo no clássico  contra o Palmeiras, no último fim de semana, o atleta voltou a salvar o Corinthians ontem e marcou o gol que sacramentou o suado empate por 1 a 1 com o Boca Juniors, em La Bombonera, no primeiro jogo da final da Copa Libertadores. O placar foi inaugurado aos 27 minutos do segundo tempo, após escanteio cobrado por Riquelme. Santiago Silva cabeceou em cima de Chicão e Roncaglia aproveitou a sobra para balançar as redes. Sofrido do jeito que o torcedor corintiano gosta, Romarinho recebeu grande passe de Emerson e tocou por cima de Orión na saída do goleiro para empatar aos 40 minutos.
JUANI RONCORONI/BRAZIL PHOTO PRESS/AERomarinho comemora o gol do empate do Corinthians contra o Boca Juniors, em Buenos AiresRomarinho comemora o gol do empate do Corinthians contra o Boca Juniors, em Buenos Aires

Com o resultado obtido em Buenos Aires, o Corinthians leva para São Paulo a chance de decidir o título com uma vitória simples. Como os gols marcados fora de casa não contam vantagem na final do torneio, qualquer empate levará a partida para a prorrogação e, posteriormente, pênaltis. O duelo que definirá o título será disputado na próxima quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Pacaembu.

Administrando a pressão do Boca Juniors em seu campo defensivo, o Corinthians precisou conviver com uma importante baixa antes do apito final. Jorge Henrique não suportou uma lesão sofrida durante a etapa inicial e deixou o campo para a entrada de Liedson aos 38 minutos. Com o apito do árbitro, as duas equipes foram para os vestiários debaixo dos gritos de incentivo da torcida do Boca Juniors.

Na volta para a segunda etapa o Boca pressionou, no entanto, as equipes demonstraram pouca objetividade e muita segurança no setor defensivo. Com tal panorama na partida, os torcedores foram ver um novo lance de perigo na cobrança de falta de Riquelme que lançou dentro da área e Santiago Silva aproveitou a sobra para mergulhar de peixinho. Com a mão, Chicão evitou o gol e fez a bola bater na trave. No entanto, Roncaglia chegou livre de marcação e concluiu para o gol vazio.

Ciente de que o seu time não poderia se repetir no restante do confronto, o técnico Tite apostou em Romarinho. Iluminado ao marcar os dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, o jogador foi abençoado mais uma vez e decidiu a favor do Timão novamente. Aos 40 minutos, Paulinho roubou bola e tocou para Emerson. O jogador lançou o jovem atacante. O atleta invadiu a área e tocou por cima de Orión, silenciando La Bombonera.

Maradona foi o destaque entre a torcida platina

Como se esperava, Diego Maradona esteve em La Bombonera na noite desta quarta-feira para acompanhar o duelo entre Boca Juniors e Corinthians, pela primeira final da Copa Libertadores. Atualmente treinador do Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, o ex-jogador de 51 anos tem camarote próprio no estádio da equipe de Buenos Aires, a qual defendeu em 1981 e onde encerrou a carreira, em 1997.

Antes da partida, Maradona acenou para os fotógrafos e as câmeras de televisão e cumprimentou torcedores que se encontram logo abaixo do espaço onde ele sempre fica. Campeão mundial em 1986, no México, o treinador é considerado o maior jogador da história da Argentina e esteve no comando da seleção nacional na Copa do Mundo de dois anos atrás. O duelo de ontem foi o primeiro entre Boca Juniors e Corinthians. Os dois clubes voltam a se enfrentar daqui a uma semana, no Pacaembu, em São Paulo.

CÁSSIO
Cássio fez o que pôde e o que nem poderia fazer para tentar impedir a derrota do Corinthians para o Boca Juniors,. Mas foi Romarinho quem a garantiu, ao entrar na etapa final no lugar de Danilo e balançar a rede aos 40 minutos do segundo tempo, depois de Roncaglia ter aberto o placar.

Titular da meta desde as oitavas de final, Cássio teve atuação segura em Buenos Aires e salvou o time em algumas boas oportunidades argentinas.

FONTE:Tribuna do Norte

Secretário Geral da Fifa vistoria nesta quarta obras da Copa em Natal


 
 (Fábio Cortez/DN/D.A.Press)
Após grande mobilização nas ruas, inclusive fechando por 15 minutos a Avenida Engenheiro Roberto Freire, a partir da Via Costeira, a comitiva de representantes da FIFA visitou as obras de construção do estádio Arena das Dunas. Entre os membros da federação que visitaram o futuro estádio de Natal, estão os ex-jogadores Bebeto e Ronaldo Fenômeno, ambos campeões mundiais pela seleção brasileira, e o secretário-geral da Fifa, Jèrome Valcke. Acompanham a visita o ministro do Esporte, a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM), o secretário estadual da Copa, Demétrio Torres.

Depois de visitar o espaço em construção, Jèrome Valcke, em coletiva no canteiro de obras, revelou estar otimista com as primeiras impressões da capital quando se dirigia com a comitiva até o estádio. "Encontramos os arredores da cidade com várias construções. A Copa do Mundo deixará um legado importante para Natal", resumiu.

Sobre o Arena das Dunas, o representante da Fifa enfatizou que as últimas críticas sobre as obras de construções dos estádios pelo Brasil foram oportunas, pois os avanços foram importantes. "Em Natal, as obras estão de acordo com o cronograma", resumiu com otimismo.

A turnê percorrerá as 12 cidades-sede do torneio e teve início em janeiro deste ano, passando por Fortaleza e Salvador. Até o momento Valcke não falou com a imprensa. Em comunicado oficial assinado por ele essa semana, o secretário-geral diz que o ano de 2012 representa um marco decisivo na jornada rumo ao mundial. “Neste contexto, é importante que eu obtenha uma compreensão dos preparativos nas cidades e estádios, e também que reserve tempo para a troca de informações e para discussões pessoais sobre os nossos empreendimentos conjuntos até 2014”.

Polêmico, Valcke se notabilizou ao provocar um imbróglio com o governo brasileiro. Disse que o Brasil precisava de “um chute no traseiro” por estar mais “interessado em ganhar o mundial do que em organizá-lo”. Sobre Natal, o secretário-geral também já teceu críticas, ao manifestar preocupação com o andamento das obras. Em resposta a governadora Rosalba Ciarlini disse que ele havia se equivocado, pois achava que Natal também participaria da Copa das Confederações em 2013, e que a capital estava com cronograma em dia para 2014.

Atualmente, cerca de 800 operários trabalham na Arena das Dunas. O governo espera concluir 50% da obra até dezembro desse ano, e entregar pronta a Arena das Dunas em dezembro de 2013.

FONTE:De Sérgio Henrique Santos e Rosana Pimentel para o Diário de Natal

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Vestibular 2013 da UFRN oferece 3.015 vagas; confira o edital



O Vestibular 2013 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vai oferecer 3.015 vagas. O edital do exame foi lançado nessa segunda-feira (25) pela Comissão Permanente de Vestibular (Comperve). As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet.

As inscrições acontecem no período de 23 de julho a 27 de agosto de 2012 no site da Comperve (www.comperve.ufrn.br). As provas serão aplicadas de 25 a 27 de novembro. Os locais dos exames serão divulgados no dia 7 de novembro de 2012.

Para realizar a inscrição, ao preencher o formulário on-line, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação, entre os constantes no Item 14, e preencher todos os campos do Formulário de Inscrição. A taxa será no valor de R$ 110,00 e deverá ser paga até o dia 28 de agosto, no local indicado na GRU.

Os alunos da Rede Pública poderão se beneficiar do Argumento de Inclusão, definido como um fator multiplicativo, igual para todos os cursos.Para ter o benefício, o candidato deverá atender  ter cursado, com aprovação, o Ensino Fundamental a partir do 2º ano e todo o Ensino Médio, exclusivamente, na Rede Pública; ter concluído o ensino médio ou estar concluindo em 2012, na Rede Pública; marcar a opção pelo benefício do Argumento de Inclusão no Formulário de Inscrição; preencher e assinar o Requerimento de Solicitação do Benefício do Argumento de Inclusão disponibilizado no ato da inscrição e ter entregue, todos e de uma só vez, no período de 17 de setembro a 05 de outubro de 2012, cópias da documentação exigida no edital.

FONTE:Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Inscrições para o Pronatec continuam abertas

Continuam abertas até o dia 11 de julho as inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec 2012.2. Estudantes da rede estadual de ensino, que estejam cursando o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do 5º período, podem se inscrever no site da Secretaria de Estado da Educação: www.educacao.rn.gov.br. Estão sendo disponibilizadas vagas para qualificação nas mais diversas áreas, em cursos oferecidos pelo SENAC, SENAI, IFRN e UFRN, através da Escola Agrícola Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música.

Neste segundo semestre estão sendo oferecidas 11.675 vagas para cursos profissionalizantes, distribuídas em 16 municípios pólos. São 411 vagas para os cursos Técnicos (TEC), com carga horária entre 800 e 1.200 horas, e 11.264 vagas para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária entre 160 e 360 horas. As inscrições para os cursos técnicos foram encerradas na última sexta-feira (22), nas escolas selecionadas pela Secretaria de Educação, de acordo com as características do curso oferecido e as potencialidades da região onde se encontra a escola.

Os resultados da 1ª chamada serão divulgados no dia 6 de julho, para os cursos técnicos; e no dia 16 de julho para os cursos de formação inicial e continuada.  Após selecionado, o aluno deve ficar atento ao período de matrícula, que começa no dia 16 de julho. Os alunos que não forem selecionados farão parte de um cadastro de reserva e serão convocados quando existirem vagas..

Assessoria de Comunicação da SEEC

terça-feira, 26 de junho de 2012

Chuvas e buracos causam transtornos para o natalense; fotos



 (Fábio Cortez/DN/D.A.Press)
A semana começou cinzenta para o natalense. A manhã de segunda-feira registrou vários pontos de alagamento em todas as Zonas da cidade por causa das chuvas que caíram em Natal desde a madrugada do domingo. A visibilidade também foi prejudicada por causa da intensidade das pancadas e da névoa que se formou. Segundo a Emparn, das 3h da madrugada até o início da manhã, foram 33.2 milímetros de chuva, e das 7h às 8h, mais 16mm. Com os buracos e crateras abertas em várias vias, a situação se complicou para os motoristas em vários trechos.

Na Zona Sul, os locais mais críticos eram a BR-101, a Avenida da Integração e a Av. Ayrton Senna. A Salgado Filho também tinha alguns trechos críticos, assim como a Avenida Maria Lacerda, na saída para Nova Parnamirim. Em Lagoa Nova, no cruzamento das avenidas Nascimento de Castro e Jaguarari, uma colisão derrubou um semáforo. Na Zona Oeste, vários trechos tinham poças d’água e os moradores tiveram dificuldade de sair de casa em Cidade Nova, na Rua Santa Célia, e em Cidade da Esperança, na Cap.-Mor Gouveia. Ainda na Zona Oeste, houve engarrafamento na saída da Ponte de Igapó.

Um dos pontos de lentidão ocorreu na Avenida Felizardo Moura, no bairro Nordeste, que desde a semana passada tem um trecho com obras da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) atrapalhando o trânsito. Os carros passavam da cratera com dificuldade. Outro problema ocasionado por uma obra da Caern acontece na Rua Santa Luzia, Quintas, que tem uma galeria cheia de lixo, já foi desentupida mas continua semi-aberta, incomodando os moradores há três meses.

Na Zona Norte, a Avenida João Medeiros Filho e a Moema Tinoco tinham locais com muito acúmulo d’água, recorrente problema sempre que chove acima da média em Natal. Na orla, a visibilidade era pouca entre a Redinha e a Praia do Meio. Em cima da Ponte Newton Navarro, mal dava para observar a região do centro da cidade e os prédios do eixo Tirol-Petrópolis. Ponta Negra também tinha pouca visibilidade, e alagamentos na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na altura do campus da Universidade Potiguar (UnP).  

Ruas e casas interditadas

Algumas ruas tiveram que ser interditadas na Zona Leste. Na Ribeira, os carros foram impedidos de trafegar pela lateral da Igreja Bom Jesus, nas imediações da Praça José da Penha. Lucinéia Zulmira da Silva, que tem uma cigarreira ao lado da Clínica Odontológica Dr. Morton Mariz, afirmou que o problema é antigo, tem pelo menos 25 anos, desde que ela montou comércio ali. “Quando chove a água vem toda pra cá. Os clientes reclamam e até o atendimento na clínica fica complicado. Desde que estou aqui tem esse problema de alagamento e o problema é recorrente”, disse ela.

Nas Rocas, a bailarina Tathiane Eloísy Ferreira Santos, 13 anos, teve dificuldade de sair de casa para assistir aula na Fundação Capitania das Artes (Funcarte). Ela atravessou a rua segurando a sandália e metendo literalmente o pé na lama, tendo em vista que a água de chuva se juntou à sujeira e ao lixo existente nos canteiros. “É quase impossível porque com as ruas alagadas a gente não consegue passar. Estou super atrasada e não tenho como correr nem apressar o passo, como normalmente faço para não perder o balé”.

 (Fábio Cortez/DN/D.A.Press)


Na Redinha, Zona Norte, quatro famílias tiveram as casas alagadas na Rua Profa. Maria de Fátima da Costa, próximo à estrada de Santa Rita. O problema acontece desde o sábado, quando o coordenador da Defesa Civil Municipal, Irimar Matos, esteve no local. Ele voltou na manhã de ontem. “Voltamos ao local com a Urbana, Semopi e Corpo de Bombeiros. Vamos reavaliar a situação”, comentou. Irimar também afirmou que os problemas com alagamentos são monitorados pelo município para minimizar os transtornos.

Fonte:Por Sérgio Henrique Santos, do Diário de Natal 

Meia rescinde com o ABC para jogar no exterior


 
 (ABCFC/Divulgação)
O Departamento de Futebol do ABC comunicou no final de semana que o meia Guilherme não faz mais parte do elenco abecedista que disputa a Série B.

O jogador, que chegou ao clube para disputa da competição nacional, por empréstimo junto ao Criciúma/SC, recebeu uma proposta para atuar no exterior e demonstrou o interesse de deixar o ABC. Uma cláusula do empréstimo diz que o clube tem que liberá-lo caso apareça uma proposta de fora do país, e assim foi feito.

O meia viajará nesta terça-feira (26) para Criciúma (SC) e se apresentará ao Criciúma/SC, dono de seus direitos federativos, para acertar os detalhes para a transferência internacional.

Fonte:Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com site do ABC

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Doze órgãos abrem inscrições para 9,5 mil vagas e salários até R$ 6,000

G1
Pelo menos 12 órgãos abrem inscrições para 9.516 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade na segunda-feira (25). Os salários chegam a R$ 6.000 na Prefeitura de Diamantina (MG). Somente no governo de Tocantins são 6.352 vagas.

Os órgãos que abrem as inscrições são os seguintes: Câmara Municipal de Lins (SP), Correios, Governo de Tocantins, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Hortolândia (SP), Prefeitura de Areal (RJ), Prefeitura de Chapada dos Guimarães (MT), Prefeitura de Diamantina (MG), Prefeitura de Miracatu (SP), Prefeitura de Taboão da Serra (SP), Procon da Bahia, Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia e Serviço Municipal de Saneamento Básico do Município de Unaí (MG).

Governadora prestigia encerramento da festa de São João Batista em Assu

A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou neste domingo (24), as comemorações alusivas a São João Batista, padroeiro de Assu. Uma procissão marcou o encerramento da programação religiosa que teve início no dia 14 de junho. Foram mais de 10 dias de celebrações, além de uma vasta programação com shows musicais, festival de quadrilha junina, teatro, feira de comidas típicas, artesanato e muitas outras atrações típicas do período junino. A festa do padroeiro de Assú – São João Batista – é realizada há 286 anos.

A procissão partiu da igreja matriz e percorreu as principais ruas da cidade, num percurso de mais de 5 km. Foram mais de duas horas de caminhada que atraiu milhares de fieis, não apenas de Assu, mas de vários municípios vizinhos. A governadora Rosalba Ciarlini acompanhou a procissão ao lado do prefeito de Assu, Ivan Júnior.

Depois de percorrer a cidade, a procissão retornou e, no anfiteatro em frente à igreja matriz, foi realizada uma celebração, presidida pelo bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, com a participação dos padres Flávio e Canindé e do açuense Dom Magnus Henrique Lopes, bispo de Salgueiro/PE.

“Fiquei encantada com a participação maciça, com o envolvimento dos moradores de Assu com as festividades do padroeiro da cidade. O povo devoto a São João Batista veio participar da procissão para agradecer as bênçãos alcançadas por interseção de São João. Uma linda demonstração de fé e de gratidão”, expressou a Governadora.

O prefeito Ivan Júnior disse que esta foi a maior festa já realizada no município. “Essa também foi a maior procissão que já aconteceu aqui em Assu e vai ficar na história da cidade”, disse o prefeito, comemorando o sucesso dos festejos. “Estou muito satisfeito e feliz, pois a festa atraiu não somente turistas que vieram aproveitar a programação cultura e musical, mas também trouxe muitos fieis devotos de São João Batista”, concluiu.

Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação
Redação Assecom-RN

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Chuvas em Natal voltam a alagar as principais vias

As pancadas de chuvas que voltaram a atingir Natal desde a madrugada desta sexta-feira (22), voltaram a causar transtornos aos pedestres e condutores de veículos. Nas principais vias da cidade, poças de água que se transformam em lagoas. Em outros pontos, surgimento de "rios" em razão do grande volume de água.

Segundo a Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (Ceged), apesar de nenhuma ocorrência de maior gravidade, as chuvas alagaram pontos de grande tráfego na capital. Na Avenida Prudente de Morais, próximo ao cruzamento com a Avenida Alexandrino de Alencar, a água ultrapassou o canteiro.

Na rua Santa Helena, próximo da Avenida 12, no bairro das Quintas, uma cratera voltou a ser aberta deixando o local praticamente intransitável.

Outros pontos tradicionais de alagamento também exigem a atenção, como na Avenida Capitão Mor Gouvêa, próximo à rodoviária, e KM 6, sentido Zona Norte, inclusive, com presença de muito barro na pista.

Na Zona Norte, a Avenida Felizardo Moura, com buracos em boa parte da via, continua sendo um dos pontos de maior perigo. Formações de lagoas, próximo ao posto policial, e veículos quebrados deixaram o trânsito lento, principalmente em direção ao Centro. Na Moema Tinôco, muitos transtornos e local comprometido para fluxo de veículo e passagem de pedestres.

A Ceged ainda alertou para a Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul, com nova formação de poças e água beira o canteiro, próximo à universidade particular. Não diferente da via que liga Ponta Negra, atenção especial a Avenida da Integração, próximo a lagoa de captação.

 FONTE : Dnonline

Rosalba lembra contribuição do RN para nova matriz energética brasileira

A referência feita pela presidente Dilma Rousseff, na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) sobre o esforço do Brasil para uma matriz energética limpa, fez a governadora Rosalba lembrar a contribuição importante do Rio Grande do Norte.
A presidente destacou que as fontes renováveis respondem por 45% de toda energia que consumimos. E nesse contexto, o Rio Grande do Norte está inserido como um dos maiores Estados geradores de energia eólica. O RN tem cerca de 100 parques eólicos e capacidade para gerar 34% da energia do país.
Outra fonte de energia renovável é a solar. Para gerar ambiente sadio e equilibrado, o governo planeja utilizar esse tipo de energia em alguns pontos de iluminação publica, além de ampliar o uso no campo como mecanismo de desenvolvimento limpo, utilizando dessalinizadores para ofertar água de qualidade para consumo, irrigação e criação de peixes.
“A presença do governo é fundamental para a consolidação dessa nova matriz energética seja com investimentos públicos ou apoiando iniciativas privadas”, completou Rosalba.

FONTE:Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação
Redação Assecom-RN

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Governo do RN apresenta proposta de aumento de 22% e médicos rejeitam

Na noite desta terça-feira (19), os secretários de Estado da Saúde Pública, Isaú Gerino, e da Administração e dos Recursos Humanos, Álber Nobrega, participaram de uma reunião com membros do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed) no sentido de pleitear o encerramento da greve no setor que se arrasta há 50 dias. Uma nova proposta foi apresentada, mas negada pela categoria dos profissionais em saúde.

Pela nova proposta do Governo, os médicos receberiam um reajuste de 22%, divididos entre fevereiro e setembro de 2013 e fevereiro de 2014. A criação da Gratificação de Atividade Médica teria um impacto anual superior a R$ 27 milhões. Apenas em 2011, a categoria dos médicos do Estado foi contemplada com um aumento de 31% e, em relação a maio de 2011, os profissionais já obtiveram um ganho de 11%.

Além da proposta, o Governo adotará a tabela remuneratória da Lei Complementar 323/10, a qual irá incorporar a gratificação de alta complexidade para 427 médicos, com implantação gradual entre julho e dezembro do corrente ano. A ação refletirá no pagamento de R$ 16.794.887,92 por ano.

Atualmente, os médicos representam 14% do corpo funcional da área da saúde do RN e os servidores 86%. Os 2.196 médicos que atuam no serviço público representam 36% do desembolso com a folha do Estado com a saúde, contemplando um percentual maior do que o crescimento da folha (31%). Por outro lado, os 13.317 servidores perfazem 64%.

De acordo com Álber Nóbrega, todas as vantagens foram apresentadas aos médicos. “A média de desembolso do Estado por médico é de R$ 9.397,00. Falamos sobre as conquistas que eles tiveram em 2011, mas ainda não houve entendimento. Foi a terceira reunião ocorrida com o Sindicato e a quinta proposta apresentada pelo Governo do RN, porém é necessário observar a Lei de Responsabilidade Fiscal e ter certa cautela quando fazemos projeções salariais”, disse.

O secretário ressaltou os índices de reajuste obtidos pelos médicos nos últimos 18 meses e garantiu que os valores são consideráveis. “Acho que nenhum outro setor conseguiu chegar a esse índice de reajuste, mas é necessário atentar que temos que atender as outras categorias, temos que atender ao plano de cargos e salários. Se juntarmos todos os pedidos, iremos alcançar o limite prudencial e isso impediria o RN de receber os convênios e repasses obrigatórios do Governo Federal”, enfatizou.

Além disso, na reunião, o secretário Isaú Gerino garantiu o comprometimento do Estado em atender às melhorias das condições de trabalhos dos médicos, bem como o reforço na aquisição de medicamentos. O titular da pasta viajou ao Ministério da Saúde nesta quarta-feira (20) para viabilizar os recursos para investimento na saúde do RN.

Sobre as gratificações aos 427 médicos, o titular da Administração e dos Recursos Humanos disse que a implantação independe de gratificação e os direitos adquiridos pelos profissionais serão honrados pelo Estado. “Isso é um direito que os médicos têm. Vamos respeitar, mesmo porque não depende de negociação a implantação das gratificações. Estamos trabalhando e mostrando aos médicos nosso desejo de pôr fim à greve. Esperamos que os profissionais tenham o entendimento com o Governo e voltem ao trabalho por causa da importância deles para o contexto social, que é o de salvar vidas”, comentou.


FONTE:Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação
Redação Assecom-RN

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Irmão do cantor sertanejo sofre acidente de carro em Goiás




De acordo com notícia publicada pelo portal G1, o irmão do cantor sertanejo Mateus, da dupla Jorge e Mateus, sofreu um acidente de carro na madrugada desta terça-feira (19), na BR-153, em Itumbiara, a 205 quilômetros de Goiânia. Ele, que é empresário do irmão, capotou o carro no KM 699, próximo a um posto de gasolina.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele não se feriu, mas o amigo que o acompanhava teve ferimentos leves. O socorro não precisou ser acionado. Ao ser abordado pela PRF, o empresário se recusou a fazer o teste do bafômetro e alegou ter perdido a direção do carro VW/Jetta ano 2011.

Ainda de acordo com a polícia, ele apresentava sinais de embriaguez e foi multado em R$ 957. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi apreendida e o veículo, que estava com a documentação em dia, foi liberado no local e entregue ao pai do empresário.

Para o policial rodoviário que atendeu a ocorrência, Amarildo Moraes, o acidente não foi pior por causa do sistema de airbag: “Pelo estado que ficou o veículo a gente percebe que eles não tiveram problemas maiores por causa do airbag. Para ter uma dimensão, o veículo perdeu uma das rodas e a roda que se soltou não foi encontrada”.

De acordo com a PRF, embora o carro tenha capotado e parado no meio da pista, a rodovia não precisou ser totalmente interditada.

FONTE: Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do G1

Seca provoca desabastecimento no Programa Leite Potiguar

A seca no Rio Grande do Norte, que já atinge seriamente mais de 139 municípios, compromete a produção de leite do estado e o abastecimento do Programa Leite Potiguar, que tem uma demanda diária de aquisição e distribuição de 155 mil litros por dia, sendo 145 mil de leite de gado e 10 mil de leite de cabra. A estiagem já provocou uma redução no abastecimento em torno de 30%, que corresponde a aproximadamente 50 mil litros diários.

Em algumas regiões, a escassez do produto compromete sua oferta para o Programa, como nas regiões do Seridó e da área metropolitana de Natal, uma vez que os produtores contam com mais opções para comercialização do produto. É o caso do Seridó, onde o produto escasso, é direcionado para venda às queijeiras.

De acordo com Ronaldo Cruz, diretor geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater-RN), as medidas governamentais para minimizar a escassez do produto vêm sendo tomadas. "O preço do leite de cabra foi ampliado para R$ 1,50. Já o leite da vaca saiu de R$ 0,80 para R$ 0,83. Isso para atenuar o comprometimento da produção da bacia leiteira. Não descartamos a ampliação deste valor para assegurar ao beneficiário do programa que este receba o leite diariamente", explicou Ronaldo Cruz.

O Programa Leite Potiguar pratica o terceiro melhor preço do Nordeste, em comparação com os demais estados, com a vantagem de que os valores são creditados diretamente na conta do produtor, sem a intermediação dos laticínios e sem descontos, o que confere maior ganho, mais agilidade e transparência aos pagamentos.

Em alguns estados, os preços praticados ainda estão sujeitos aos descontos referentes à retenção da Contribuição Especial à Previdência Rural (CESSR) e do frete. A depender do valor desse frete, que é variável, o preço do leite praticado pelo Governo do Rio Grande do Norte pode chegar a ser o maior valor pago, comparativamente aos demais programas estaduais do leite.

O preço praticado pelo Governo para o produtor (R$ 0,83) está 3,6% acima da média dos demais estados (R$ 0,80) da região.

O desabastecimento desses 50 mil litros por dia afeta diretamente a população mais vulnerável que é beneficiária do Programa, ou seja, as crianças em situação de desnutrição, as mulheres grávidas ou que estão amamentando e os idosos.

O Governo do Estado já está tomando medidas para a garantia do abastecimento e distribuição regular pelos laticínios consorciados do leite do Programa Leite Potiguar, conforme foi contratado.

FONTE: Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação
Redação Assecom-RN

terça-feira, 19 de junho de 2012

RN possui 85,9% de mata atlântica desmatada, diz IBGE



Dos 345.867 (ha) de mata atlântica existente no Rio Grande do Norte, 85,9% foram destamadas até 2010. A informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que divulgou nesta segunda-feira (18) a pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2012. Entre outros dados, o estudo traça o retrato do desmatamento no País.

Os indicadores revelam que estão preservados apenas 12% da área original da Mata Atlântica, o bioma mais devastado do País. De 1,8 milhão km², sobraram 149,7 mil km².

Segundo o IBGE, o RN possuía, em 2010, uma área plantada de 346.147 ha com suas principais culturas. O estudo mostra também (Censo Agropecuário- 2006), que o RN possuía 5.279.679 (ha) de superfície total do seu território, sendo apenas 1.887.672 (ha) ou (35,8%) considerados terra em uso.

outro assunto que foi destaque na pesquisa foi o consumo de agrotóxico na agricultura. No RN, em 2010, na área plantada das principais culturas, houve um consumo de agrotóxicos e afins médio de 55,8 kg/ha e uma quantidade de 19.325 toneladas de fertilizantes entregue ao consumidor final no mesmo período.

FONTE:Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Biografia de Anderson Silva será retirada das livrarias

O proprietário da academia curitibana Chute Boxe, Rudimar Fedrigo, conseguiu na justiça que a biografia Anderson Spider Silva "O Relato de um Campeão Nos Ringues da Vida", seja tirada de circulação. De acordo com o Portal do Vale Tudo, a juíza Sibele Lustosa, da 14ª Vara Cível do Foro Central de Curitiba concedeu a liminar impedido a circulação do livro após pedido do empresário, que ainda pediu indenização por danos morais.Os estabelecimentos que não retirarem a biografia de circulação poderão pagar uma multa de R$ 300 por exemplar não retirado.

Tudo isso, porque no livro, Anderson conta uma passagem de seu início de carreira, quando treinava na Chute Boxe. Na ocasião, o Spider afirma que era maltratado pelo dono da academia.

Fonte: Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

ABC consegue vitória contra o CRB no Frasqueirão e se aproxima do G-4



Depois de duas tentativas, o ABC enfim conseguiu os primeiros três pontos no Frasqueirão ao derrotar o CRB-AL por 4 a 2 na tarde deste sábado pela sexta rodada da Série B do Brasileirão.
Os gols da vitória alvinegra foram marcados por Raul, Bileu, Erivelton e Adriano, enquanto que Ednei e Rogelio descontaram para o time alagoano que ainda teve a expulsão do volante Everton Luís.

Com a vitória o alvinegro chegou aos oito pontos e subiu para a oitava colocação, ficando a quatro pontos do G-4.

Na próxima rodada, o ABC enfrenta o Guarani-SP no sábado às 16h20 no estádio Brinco de Ouro. O CRB vai receber o São Caetano na terça-feira às 21h, no estádio Rei Pelé.


O JOGO


O ABC tomou a iniciativa da partida e chegou com perigo em chute de Renatinho de fora da área que exigiu bela defesa do goleiro alagoano. O gol não demorou e aos 22 minutos, Raul pega bola rebatida e chuta forte sem chances para o goleiro.

O CRB-AL conseguiu equilibrar a partida e após roubada de bola na entrada da área aos 34 minutos Ednei encheu o pé e marcou o gol de empate para o alvirrubro. Na última chance do primeiro tempo, Raul quase fez o segundo gol para o ABC mas a bola passou a direita do gol.

A segunda etapa começou novamente com o ABC pressionando e aos 3 minutos Bileu arriscou de longe e marcou o segundo gol do alvinegro. O CRB respondeu rápido e quase empatou em chute de Wanderley que chutou a bola que desviou e quase surpreendeu o goleiro abecedista.

O jogo seguiu equilibrado até os 20 minutos quando Everton Luís recebeu o segundo amarelo e deixou o CRB com um a menos. O ABC voltou a dominar, aos 21 Raul acertou cobrança de falta na trave, mas aos 22 Erivelton recebeu livre na área e estufou as redes do time alagoano fazendo 3 a 1.

O time alagoano sentiu o gol e não conseguia esboçar reação. O ABC diminuiu o ritmo e cadenciava a partida, mas aos 43 minutos foi surpreendido pela cabeçada de Rogelio aos 44 minutos diminuindo a vantagem. A resposta alvinegra foi imediata e Adriano aos 46 em rápido contra-ataque fez o quarto do ABC fechando o placar.


FICHA TÉCNICA

ABC: Andrey; Pedro Silva (Jardson Sapé), Flávio Boaventura, Eduardo e Renatinho Potiguar (Alexandre); Alison, Erivelton, Bileu e Raul; Adriano e Anderson Costa (Alvinho).

CRB: Anderson; Ednei (Ítalo), Rodrigão e Rogélio; Everton Luís, Roberto Lopes, Elsinho, Paulo Victor (Carlos Magno) e Jadilson; Preto e Wanderley (Ricardinho)

Fonte: Júlio Rocha, DIARIODENATAL.COM.BR

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Governadora e Ministro da Pesca visitam projetos aquícolas em Barra de Cunhaú

A governadora Rosalba Ciarlini cumpriu agenda nesta terça-feira (12) ao lado do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella. No início da manhã, a comitiva seguiu para o Terminal Pesqueiro de Natal e depois visitou o Porto de Natal, onde o Ministro e a governadora conheceram o projeto de pesca artesanal para exportação desenvolvido pela empresa Produmar. O objetivo da visita foi mostrar a qualidade do peixe exportado pelo Rio Grande do Norte e apresentar a estrutura das embarcações que fazem parte do processo de pesca.

Em seguida, a governadora Rosalba Ciarlini e o ministro Marcelo Crivella foram a Barra de Cunhaú, onde conheceram o processo de produção de pós-larva de camarão marinho feito pela empresa Aquatec Aquacultura, responsável pelo abastecimento de 20% do mercado nacional.

A comitiva também visitou a fazenda Cana Brava, onde a Aquatec desenvolve o projeto de criação de alevinos de Bijupirá em cativeiro. O projeto experimental desenvolvido no RN é modelo para outros estados e já fornece alevinos para estudos na Universidade Federal de Pernambuco.

Fonte:
Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação
Redação Assecom-RN

Duplo homicídio: acusados participam de reconstituição

Fonte: DIARIODENATAL.COM.BR, com Paulo Nascimento


Terminou por volta das 13h desta terça-feira, a reconstituição, do duplo homicídio ocorrido no bairro de Nova Parnamirim, em Natal coordenada pelos agentes da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher de Parnamirim (Deam), e peritos do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep).

Durante a reconstituição João Batista foi orientado a retirar o carro da garagem, mas por duas vezes não conseguia nem dar a partida, o que levanta a hipótese de um terceiro suspeito.

“É possível, repito, é possível que exista uma terceira pessoa que tenha participado do crime, pelo menos para dar apoio na fuga. Há fatos novos que não posso revelar”, afirmou o delegado Roberto Andrade, integrante da Delegacia de Homicídios.

O caso, registrado no dia 7 de maio ficou marcado pela forma brutal como a aposentada Olga Cruz de Oliveira Lima, 61 anos, e sua filha, a estudante Tatiana Cristina Cruz de Oliveira, 36, foram assassinadas pelo jardineiro e réu confesso João Batista Caetano Alves, 28 anos, e sua companheira Marlene Eugênia. Ambos foram autuados em flagrante por porte ilegal de armas , receptação e formação de quadrilha. Eles foram indiciados pelos crimes de duplo homicídio, tortura, latrocínio e tentativa de homicídio.

A delegada Patrícia Gama, da delegacia Especial de Atendimento a Mulher(Deam) de Parnamirim, revelou o que espera da reconstituição. "Pretendemos tirar todas as dúvidas sobre o crime, inclusive, os acusados participarão ao mesmo tempo com objetivo das informações serem verificadas com o máximo de fidelidade", explicou.

Como a investigação corre em segredo não foi possível revelar os pontos retirados das etapas da reconstituição iniciada às 9h30. Não foi possível acompanhar cada passo feito pelos acusados e pela polícia, mas pode ser visto os momentos em que os portões da casa eram abertos e em que João Batista relatou minuciosamente a sua chegada à residência na manhã do dia do crime, mostrando como tocou a campainha da casa e ficou de cócoras aguardando a chegada de Olga.

Obras da Arena das Dunas chegam a 25,23% de conclusão

 (Canindé Soares/Divulgação)
O Governo do Estado divulgou nesta terça-feira (12) como andam as obras do estário Arena das Dunas. De acordo com a assessoria do governo, o estádio que receberá os jogos em Natal, continua com obras avançadas dentro do cronograma aprovado pela FIFA, alcançando 25,23% de conclusão do total da obra.

A nova fase da construção do estádio, a instalação dos pré-moldados, foi iniciada 45 dias antes do que estava previsto no cronograma. De acordo com o titular da Secopa RN, Demétrio Torres, durante uma obra desse tipo, é importante procurar sempre antecipar etapas, para ganhar tempo caso haja algum imprevisto.

“Nós resolvemos antecipar essa etapa de implantação dos pilares pré-moldados, que formam a base para as arquibancadas. Agora, o contorno do estádio já começa a aparecer”, destacou o secretário.

Esta semana também se comemora a finalização de uma importante fase na construção da Arena das Dunas, a conclusão da execução das estacas. Ao todo, foram 3.300 estacas instaladas, que servem de base para todo o restante da construção.

Com o avanço da etapa de implantação da superestrutura do estádio, todo o processo ganhará um novo ritmo de trabalho. No momento, cerca de 800 colaboradores que já estão na obra.

De acordo com Torres, a expectativa é de 50% do total já seja alcançado em dezembro deste ano. A Arena das Dunas será entregue em dezembro de 2013.

Fonte: DIARODEANATAL.COM.BR

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Conheça o potiguar que serviu a quatro ex-presidentes do Brasil


 
João Baptista Figueiredo, José Sarney, Fernando Collor de Mello e Itamar Franco têm muito em comum. Além de ex-Presidentes da República, eles foram também as autoridades que estavam sob responsabilidade de serem conduzidas pelo potiguar de Caraúbas, Luiz Arruda Silva, 64 anos, que hoje vive em Natal (RN).

Luiz Arruda foi o motorista particular dos quatro ex-Presidentes da República, entre maio de 1980 e agosto de 1994, quando se aposentou do serviço público federal. Trabalhava no Departamento de Segurança Pessoal do Presidente da República. Tem distintivo e fotografias para comprovar. Foram anos de serviço público prestado à Nação que ainda hoje são assunto das reuniões de família.

O potiguar que conheceu os bastidores do poder no Brasil.
Talvez sem perceber o quão importantes os momentos vivenciou, Luiz Arruda Silva revela um pouco da História do Brasil recente, marcado por, pelo menos, dois grandes acontecimentos contemporâneos: a redemocratização do país e a cassação do primeiro presidente da história do país. A O Poti/Diário de Natal, ele não conta como as coisas ocorreram conforme está escrito nos livros, mas revela o que ocorria do lado de fora das repartições pública de Brasília. Como esteve o tempo todo ali, aguardando a maior autoridade do país, o potiguar guarda relatos, desabafos, momentos de crise que ele guarda na memória. Muitos o motorista compartilha nesta reportagem.

Outros, pela própria natureza de seu ofício, terá que levar ao túmulo. Ele esperava os presidentes sairem de casa, os levava e trazia de compromissos oficiais nas embaixadas, ministérios, no Palácio do Planalto e também nas visitas oficiais.

Luiz entrou no Exército Brasileiro em 1966 e serviu em batalhões de Natal e Picos (PI). Em 1972 saiu da corporação e foi morar em Brasília (DF), a Capital Federal, que na época ainda era uma cidade jovem e muito promissora. Havia sido inaugurada em 1960 por Juscelino Kubitschek (1902-1976). Em 1978 o potiguar decidiu entrar novamente no Exército, desta vez através de concurso. Passou a trabalhar no Quartel-General, já na função de motorista.

Dois anos depois estava dirigindo para o último presidente da ditadura militar, João Baptista Figueiredo. "Tinha um vizinho que perguntou se eu queria trabalhar na Presidência da República. Sabia que era muito difícil por causa da gratificação, mas aceitei. Três meses depois, fui nomeado".
Até hoje, a Presidência da República não tem quadro de pessoal, nem civil nem militar, e ele ficou durante todo o período em que foi motorista lotado no quadro de funcionários do Exército, cedido ao Palácio do Planalto. Só que não foi tão fácil assim assumir a função. Ele fez provas, testes práticos, psicológicos e médicos antes de integrar a equipe de motoristas, na época formada por 15 homens, cinco escalados por dia de trabalho. Com o perdão do trocadilho, a rotina era corrida.

Rotina de motorista

Quando morava na Capital Federal, Luiz teve direito a um apartamento funcional no Guará II, distante 13km do Plano Piloto. Tinha também à sua disposição carro oficial para deixá-lo e pegá-lo em casa antes de ir ao Planalto. Os carros do presidente tinham que dormir na garagem da Presidência, nunca com os próprios motoristas. "Collor vendeu os apartamentos funcionais, e eu decidi comprar o meu, que depois vendi e comprei essa casa aqui em Natal".

A mulher, Adelcina, as duas filhas, o genro e a neta, já estão acostumados com as histórias de Luiz, e foram conhecer Brasília (DF) no ano passado. "Moramos 23 anos em Brasília. Conhecemos também os quatro ex-presidentes. Dona Marly Sarney era uma simpatia", diz Adelcina.

Ainda hoje Brasília fascina o motorista. Luiz poderia ter ficado por mais tempo trabalhando com os presidentes, mas não se arrepende de ter saído, embora não sinta falta da época. "Passou, né?", fala francamente. Só um detalhe curioso: dos quatro ex-presidentes não ficou nenhuma mágoa, apenas de outro, que não esteve sob a responsabilidade de seu volante. Fernando Henrique Cardoso (que ele conheceu ainda quando foi Ministro da Fazenda do governo Itamar), depois que tomou posse como presidente fez uma reforma administrativa na estrutura do Poder Executivo e congelou várias gratificações, incorporando-as ao salário do funcionalismo.

"Como não me aposentei como motorista do presidente, já que não havia quadro próprio, fiquei recebendo apenas o salário, como qualquer outro aposentado do Exército".

Ele acredita que pela responsabilidade da função, merecia mais do que recordações, fotografias e o distintivo que recebeu. Pela experiência lado a lado com o poder, Luiz sempre acompanha o noticiário nacional. Gosta de ler jornais e sempre observa o cenário político, em especial o que fazem os presidentes depois que ele deixou o volante do carro oficial. Com relação a Luiz Inácio Lula da Silva, que sucedeu FHC, e a atual presidente, Dilma Rousseff, o motorista apenas observa e imagina como deve ser o comportamento deles. "Acho que Lula é aquele sujeito mais popular, imagino que ele seja inclusive brincalhão. Já a Dilma mostra ser mais exigente. Deve ser mais durona". 
 
Fonte: Dnonline, Sérgio Henrique, O Poti

Governo do Estado paga primeira parcela do 13º no dia 18 de junho

Por determinação da governadora do RN, Rosalba Ciarlini, os servidores estaduais ativos, inativos e pensionistas do Rio Grande do Norte terão o pagamento da primeira parcela do 13º salário transferido para suas contas no próximo dia 18 de junho.

"A determinação já foi para a Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças que fez o provisionamento do 13º e manteve o esforço nos ajustes das finanças do Estado permitindo o cumprimento desta antecipação da parcela do 13º salário", disse a governadora Rosalba Ciarlini na manhã desta sexta-feira (08).

Serão aproximadamente R$ 145 milhões pagos aos servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário, correspondendo a 40% do valor do 13º salário.  “São mais recursos que circulam na economia do nosso Estado neste período de véspera dos festejos juninos e das férias escolares do meio do ano”, salientou Rosalba Ciarlini.

Já os vencimentos relativos ao mês de junho serão pagos nos dias 28 e 29. Os primeiros a receber são os servidores com matrículas de 0 a 5. No segundo dia recebem os servidores com matrículas de 6 a 9.  

Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação
Redação Assecom-RN

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Corpus Christi: Demonstração pública da fé católica


 
 (Eduardo Maia/DN/D.A. Press)
O dia em que a comunidade católica mostra à sociedade a crença de que Jesus Cristo vive na Eucaristia. Basicamente este é o significado da festa de Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira em várias paróquias da capital.
Muitos cristãos natalenses passaram a madrugada montando enormes e coloridos tapetes, feitos de areia e pó de serra. Para citar alguns exemplos, a tradição foi comemorada em Candelária, Morro Branco, no Alecrim e também na Catedral Metropolitana, onde houve missa e procissão pelas ruas do centro, presidida pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Há séculos é assim. A origem da festa tem diversas significações. Na Idade Média era costume celebrar a missa com as costas voltadas para o povo. Criou-se um mistério em torno da Ceia Eucarística.
 
“Todos queriam saber o que acontecia no altar, entre o padre e a hóstia. Para evitar interpretações de ordem mágica e sobrenatural da liturgia, a Igreja foi introduzindo o costume de elevar as partículas consagradas para que os fiéis pudessem olhá-la. Este gesto foi testemunhado pela primeira vez em Paris, no ano de 1200”, contou o padre Roberto Silva, pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Morro Branco, onde uma procissão com aproximadamente 1.500 pessoas seguiu pelas ruas Antônio Basílio, Raimundo Brito, Nascimento de Castro e Júlio Rezende, voltando em direção à igreja. No tapete foram usados mais de 200 sacos de pó de serra.

Em Candelária, aproximadamente 800 pessoas participaram da celebração, que começou às 17h com uma missa celebrada pelo padre Júlio César Cavalcante na Praça de Guadalupe, próximo à delegacia, e seguiu pelas ruas do bairro com destino à Matriz de Nossa Senhora da Candelária. “Gastamos 70 quilos de areia colorida e 80 quilos de pó de serra. A força de vontade das pessoas também ajudou a fazer o tapete”, disse a articuladora paroquial Eralce Silva Campos.

Catedral lotada
 
 (Eduardo Maia/DN/D.A. Press)
Na Catedral Metropolitana, mais de quatro mil fiéis compareceram à celebração e ao cortejo que seguiu pelo centro tendo à frente uma viatura do Corpo de Bombeiros com o Santíssimo Sacramento.
 
“É a solenidade do corpo de Deus que se celebra 60 dias após o Domingo de Páscoa. É uma tradição para proclamar sempre o mistério, a grandeza e o valor da sagrada eucaristia para a vida da Igreja”, declarou o arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. “É um memorial da paixão, morte e ressureição. Cristo pediu que se fizesse tudo isso em sua memória”.
 
O padre Aerton Sales, pároco da catedral, disse que esse ano não foi montado o tapete de 40 metros por três de largura entre a porta e a calçada, na Deodoro. A chuva atrapalhou, mas o brilho da celebração se manteve. “Também é uma data em que pedimos perdão a Jesus Eucarístico. É o único dia do ano em que levamos às ruas o Santíssimo Sacramento. As procissões mostram ao público que Jesus está presente na hóstia sagrada”, afirmou Sales. Para a religiosa Iolanda Silva, a data tem um significado especial. “É uma tradição que começa desde que a gente é criança. Para mim acredito que estou dando meu testemunho vivo”.
 
Fonte:Spergio Henrique, Diário de Natal

PRF registra 14 acidentes no início do feriadão nas estradas do RN


Com o período de chuvas desde a noite da última quarta-feira, os motoristas precisam redobrar atenção para evitar acidentes. Até a manhã desta quinta-feira, a Polícia Rodoviária Federal contabilizou 14 acidentes, mas nenhum com vítima fatal.

De acordo com a PRF, a maioria das colisões ocorreu na BR-101 entre os quais um engavetamento envolvendo cinco veículos na Zona Sul. A PRF está realizando uma operação especial que seguirá até a meia noite de domingo (10). Serão aplicados os testes de bafômetro sistematicamente durante toda a operação. Os policias que atuam na área administrativa e aqueles com escalas regulares reforçarão a fiscalização nas estradas.

Segundo a PRF, um planejamento estratégico foi elaborado com foco em fatores de riscos. Estatísticas apontam que as principais causas dos acidentes nas rodovias são as ultrapassagens indevidas, o excesso de velocidade, a condução dos veículos de duas rodas fora das normas de segurança e a embriaguez ao volante.

Na operação Corpus Christi de 2011 foram registrados 54 acidentes, com 42 feridos e uma vítima fatal. Os telefones 4009-1555 e 191 são os canais de comunicação imediata com a PRF durante as 24 horas do dia.

Fonte:Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Isaú Vilela assume Secretaria de Estado da Saúde Pública

O médico Isaú Gerino Vilela da Silva assumiu na tarde desta quarta-feira (06) a titularidade da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A solenidade aconteceu no auditório da Governadoria e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini.

“Nós estamos diante de um grande desafio. Reconhecemos que a Saúde tem graves problemas, precisamos solucionar com um trabalho conjunto. O Secretário tem toda minha confiança, o meu apoio e tenho certeza que, com a experiência que ele tem de toda uma história de vida como professor, diretor hospitalar, médico cirurgião, conhecendo o sistema SUS, nós vamos conseguir melhorar e solucionar problemas que muitas vezes são pequenos, mas que fazem grandes transtornos para a população”, disse a Governadora.

O cirurgião-geral Isaú Gerino Vilela, agradeceu o convite e a confiança da Governadora. “Espero poder retribuir à altura, tão honroso convite”. Ele destacou que as prioridades da Secretaria serão as prioridades da Governadora e que pretende fazer melhor uso do Sistema Único de Saúde, de forma prática e que dê respostas imediatas e eficazes para a população. “Pretendendo ainda conduzir uma gestão voltada para a regionalização do SUS, com investimentos em hospitais regionais e descentralização do Samu. Dessa forma é possível reduzir a busca pelo atendimento de urgência do hospital Walfredo Gurgel”. Ele se mostrou preocupado com o problema do desabastecimento nos hospitais. “É preciso investigar e encontrar soluções para as irregularidades nos repasses de verbas para as unidades de saúde. Temos que resolver o mais rápido possível o problema da falta de leitos nas unidades de terapia intensiva”.

O novo Secretário lembrou que, em sua mensagem anual, a Governadora Rosalba Ciarlini fixou metas, tais como: fortalecer a política de atenção primária e especializada com a criação de quatro redes prioritárias de urgência e emergência, materno infantil oncologia e saúde mental, além das redes da pessoa com necessidades especiais, da pessoa idosa e da oftalmologia; aprimorar a rede de urgência com a expansão e adequação do serviço de atendimento móvel e urgência; construção do hospital de trauma de natal, com a oferta de 120 leitos; promover a atenção à saúde da mulher e da criança, “e essa meta já foi cumprida, como a instalação de um hospital materno infantil, em Mossoró, o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, que está funcionando atualmente com 52 leitos”, disse.

“Trago comigo ferramentas indispensáveis ao gestor público, tais como: laços de amizades, vontade, compromisso e experiência adquirida no dia a dia dentro do âmbito hospitalar. Esse é um momento de unirmos esforços em prol de uma Saúde Pública”, concluiu.




PERFIL

Isaú Vilela tem 34 anos de experiência na profissão médica, 12 deles dedicados à gestão de unidades hospitalares. Ele participou de diversos cursos de qualificação, além de especialização em gestão hospitalar, destacando entre eles a especialização através do curso franco brasileiro, realizado pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil com a França com a elaboração de Manual de Gestão Hospitalar e implantação do Samu nacional aos moldes do Samu do governo francês. Ele foi diretor do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina) por dois períodos e diretor administrativo do Hospital Professor Luiz Soares (Policlínica) por três anos. Ele é especialista em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública Brasil/França; pós-graduado em Medicina do Trabalho; membro do Conselho Estadual de Saúde Pública e foi presidente da Comissão de Parecer Técnico da Sesap na gestão de Ivis Bezerra, quando este esteve à frente da Secretaria.

Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação
Redação Assecom-RN

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Posse do novo Secretário de Saúde Pública será nesta quarta-feira (06)

Será nesta quarta-feira (06), às 17h, a posse do novo secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Isaú Gerino Vilela da Silva. A solenidade acontecerá no Auditório da Governadoria.

Cirurgião-geral formado em 1978 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN –, Isaú Gerino foi diretor do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina) por dois períodos e diretor administrativo do Hospital Professor Luiz Soares (Policlínica) por 3 anos.

Isaú Gerino Vilela da Silva é especialista em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública Brasil/França; pós-graduado em Medicina do Trabalho; membro do Conselho Estadual de Saúde Pública e foi presidente da Comissão de Parecer Técnico da Sesap na gestão de Ivis Bezerra, quando este esteve à frente da Secretaria.


Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação
Redação Assecom-RN

Veja o que abre e o que fecha no feriado desta quinta-feira

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), o comércio vai funcionar de forma diferenciada nesta quinta-feira (07), feriado de Corpus Christi, na capital potiguar. O horário de funcionamento das dependem da orientação de cada empresário.
 
 Ainda segundo a CDL, os bancos estarão fechados e os supermercados das grandes redes terão funcionamento normal.

Confira os horários:

Alecrim
Abertura facultativa. Maioria das lojas fecham.

Centro da Cidade
Abertura facultativa. Maioria das lojas fecham. Grandes magazines abrem das 8h às 16h, como as Lojas Americanas, C&A e Riachuelo.

Zona Norte
Abertura facultativa até às 12h.

Shopping Midway Mall
Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h
Lojas: 15h às 21h

Natal Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h
Lojas e quiosques: 14h às 21h

Praia Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h
Lojas e quiosques: 15h às 21h

Shopping Cidade Jardim
Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h
Lojas e quiosques: 14h às 20h

Shopping Via Direta
Praça de Alimentação e Lazer: 12 às 22h
Lojas e quiosques: Abertura facultativa das 14h às 20h

Natal Norte Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: 11h30 às 22h
Lojas e quiosques: 15 às 21h

Supermercados
Funcionamento normal nas grandes redes

Bancos
Fechados

Fonte:Dnonline

terça-feira, 5 de junho de 2012

Governadora e ministro do Desenvolvimento Agrário entregam máquinas agrícolas e assinam acordo da Rede Brasil Rural

Associações agrícolas e agricultores familiares do Rio Grande do Norte participaram na manhã desta segunda-feira (4) de uma importante ação para desenvolver e melhorar as condições de vida no meio rural. A governadora Rosalba Ciarlini, em companhia do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entregou 26 retroescavadeiras a municípios potiguares beneficiados pela 2ª fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e assinou o acordo para implantação da Rede Brasil e do Mutirão do Programa Nacional do Documento da Trabalhadora Rural no RN.

As retroescavadeiras foram entregues aos prefeitos presentes na solenidade e têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar, auxiliando na recuperação de estradas vicinais, reduzindo os impactos da seca e ajudando na abertura de barragens, importantes para a convivência do homem do campo com a seca.

No evento ainda foram doados 14 títulos de terra por meio do convênio entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, e o Governo Federal (Incra). O valor do convênio é de R$ 400 mil e apenas no município de Touros serão entregues até o final do ano cerca de 500 títulos de terra no com a finalização dos trabalhos de georreferenciamento.

Os agricultores familiares também serão contemplados com a entrega da escritura da aquisição de uma propriedade localizada no município de Rio de Fogo pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável Paraíso São Francisco, que irá atender 25 famílias da localidade. Os recursos para a compra da terra são provenientes do Governo Federal, através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), gerido pelo Governo do RN por meio da Seara.

De acordo com a governadora Roslaba Ciarlini, as concessões de terras entre 2001 e 2012 já podem ser consideradas um recorde. “Apesar de todas as dificuldades tivemos que refazer muitos georreferenciamento feitos errados. Mas mesmo assim entregamos mais de 1.500 títulos. É um recorde em tão pouco tempo, porém nossa meta é a universalização e vamos precisar para isso entregar mais 18 mil títulos de terra como apoio o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Sem o título o produtor rural fica à margem e não poderá receber financiamentos e aderir a uma série de programas. O Governo tem uma preocupação permanente em fortalecer e ajudar ao homem do campo nesse período de seca”, declarou.

Ainda no evento foi assinado o acordo para a implantação da Rede Brasil Rural. A ferramenta foi criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para organizar a cadeia de produtos da agricultura familiar, desde o processo de produção até o mercado consumidor. As compras coletivas ajudam a baratear o valor final dos insumos, reduzindo o custo de produção, tornando o produto final dos agricultores mais competitivos. Outro importante passo foi que o valor referente ao Garantia-Safra já foi depositado pelo Governo do Estado no valor de R$ 1,5 milhão e beneficiará 37 mil agricultores.

Redução no custo de desmembramento de terra
Durante o evento, o secretário da Seara, Rodrigo Fernandes, deu mais uma boa notícia ao homem do campo. A nova legislação proposta pela governadora Rosalba Cialrini reduzirá os custos de cartório em relação ao desmembramento e individualização de terra por família. A antiga legislação previa a dissociação em metros quadrados e não em hectares. Da nova forma, as propriedades de até 40 hectares terão um custo de R$ 970 valor que será reduzido caso a propriedade seja de menor porte.

Antes, o desmembramento do mesmo espaço custava em torno de R$ 5,6 mil. De acordo com o secretário “foi um ganho muito grande para a associação de crédito fundiário e aos agricultores que querem individualizar a terra por família”, declarou.

Retroescavadeiras
Desde dezembro de 2011, na primeira etapa da programa, o MDA já entregou retroescavadeiras a 619 municípios de 11 estados brasileiros. No RN, foram beneficiados, a princípio, as cidades de Apodi, Baraúna, Caiçara do Norte, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Grossos, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Itaja, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Lucrecia, Olho-d'agua do Borges, Pedra Grande, Pendências, Pureza, Rafael Fernandes, Santana do Matos, São Bento do Norte, São Francisco do Oeste, São Miguel Do Gostoso, Serra do Mel, Touros e Upanema.

De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, a entrega das máquinas é uma “ação muito importante” e a chefe do Executivo Estadual declarou que todos os municípios do RN com menos de 50 mil habitantes, exceto os da região metropolitana, irão que receberão as máquinas. “Reivindiquei ao ministro que isso pudesse ser feito com todos os municípios que estão dentro da situação de emergência, porque essas máquinas ajudam a fazer pequenas barragens, muito importante para ajudar ao homem do campo”, ressaltou.

O ministro Pepe Vargas comentou que a meta é universalizar a entrega de retroescavadeiras para todos os municípios que tenham até 50 mil habitantes que não estejam localizados na área metropolitana das grandes cidades. “São mais de 3.590 máquinas que vamos adquirir somadas as 1.275 que estão sendo distribuídas e mais 1.330 motoniveladoras para consórcio de municípios para melhor uso no campo, como estradas vicinais. Estas ações vieram em um bom momento em função da estiagem no Nordeste”, disse.

Rede Brasil Rural
A Rede Brasil Rural aproxima segmentos que fortalecem os arranjos produtivos da Agricultura Familiar brasileira. Por meio do portal, agricultores familiares de todo o Brasil, através de suas associações e cooperativas, negociam diretamente com fornecedores e empresas de transporte a compra e a entrega de insumos necessários para qualificar ainda mais a sua produção.

A Rede Brasil Rural conta com dois ambientes. O primeiro é direcionado a produtores familiares, associações e cooperativas da Agricultura Familiar, transportadores e fornecedores de insumos, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. O acesso a este ambiente de pesquisa e negócios exige cadastro no portal.

Participaram do evento, além da governadora Rosalba Ciarlini e do ministro Pepe Vargas, o secretário Nacional de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida; delegado Federal do Desenvolvimento Agrário no RN, Raimundo Costa; superintendente Regional do Incra no RN, Valmir Alves; dos secretários de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales; da Seara, Rodrigo Fernandes; dos deputados federais Henrique Eduardo Alves e Fátima Bezerra; do deputado estadual Fernando Mineiro, prefeitos de municípios do RN.

Alexandre Mulatinho
Redação Assecom-RN