Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Alunos da rede estadual conquistam primeiro lugar em feira internacional

Os três estudantes potiguares que participaram da Feira Internacional de Empreendedorismo Produtivo, Ciências e Cultura do Equador, durante esta semana, vão trazer muito mais do que a experiência de participar de um evento internacional. Eles conquistaram o primeiro lugar geral na feira, entre os projetos de estudantes do Brasil, Equador, Peru e Uruguai, por terem desenvolvido o seu próprio sistema de energia eólica. Como premiação, receberam troféu e U$ 1.500,00.

Jonas, Marcondes e Flávia Kaliny cursam o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual 11 de Agosto, de Umarizal. Eles viajaram para o Equador no último domingo, 23, ao lado do professor José Everton Pinheiro, com todos os custos da viagem assumidos pela Secretaria de Estado da Educação.

Entusiasta do projeto, a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, ficou feliz com a conquista. "O resultado alcançado por esses alunos nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Eles servem de exemplo para todos os estudantes da rede pública e o papel da secretaria é continuar investindo na iniciação científica para que novos talentos sejam revelados.", concluiu.

Os alunos de Umarizal já haviam participado, no último mês de março, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Febrace, realizada na USP, em São Paulo. Lá eles foram selecionados pela Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento para o evento no Equador, que termina neste sábado, 28. O grupo desembarca no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, na noite deste domingo, 29.

Assessoria de Imprensa da SEEC

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Banco Mundial finaliza 2ª missão do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN

O Diretor de Operações do Banco Mundial para o Brasil, Boris Utria, e Fátima Amazonas, especialista sênior em Desenvolvimento Rural do Banco participaram na manhã desta quinta-feira (26) de uma reunião com a Governadora Rosalba Ciarlini e os secretários de Estado envolvidos no projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN, que fortalecerá o programa de Governo RN Mais Justo. O ato finalizou a 2ª Missão de Preparação do Projeto com o Banco, que envolveu mais de 140 técnicos do Governo do RN. A primeira missão foi de 09 a 13 de janeiro deste ano e a terceira já ocorrerá na primeira quinzena de julho.


“Governadora Rosalba Ciarlini, seu esforço para conseguir equilibrar as finanças do Estado e obter condições favoráveis para esta linha de financiamento está surtindo os efeitos esperados”, disse Fátima Amazonas. O programa pleiteia do Banco Mundial U$ 540 milhões, sendo U$ 360 milhões em cinco anos e U$ 180 milhões em dois anos.  Fátima Amazonas destacou que neste primeiro momento serão priorizados os programas que já estão com os projetos prontos e que precisam ser executados antes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, entre os quais os de infra-estrutura turística.

“Quero fazer um elogio à equipe do Governo do RN pela qualidade da Nota Conceitual do projeto apresentado. O documento permitiu uma maior agilidade na aprovação por parte do Banco Mundial na última sexta-feira 20 de abril” disse Fátima Amazonas à Governadora, que estava acompanha na reunião dos secretários Obery Rodrigues (Planejamento), Benito Gama (Desenvolvimento Econômico), Luiz Eduardo Carneiro (Trabalho e Ação Social), Betinho Rosado (Agricultura), Aldair da Rocha (Segurança), Alexandre Mulatinho (Comunicação), Demétrio Torres (DER e Secopa), Alber Nóbrega (Administração), do adjunto do Turismo Eduardo Bulhões e da chefe de gabinete da Educação, Gizele Almeida.

A governadora Rosalba Ciarlini destacou que ao longo do ano estas missões do Banco Mundial serão mais frequentes para fazer análises prévias para cumprir etapas e, no prazo mais rápido possível, poder habilitar o Estado a receber os recursos desse empréstimo. “Sempre acompanhei o Banco Mundial participando do processo de desenvolvimento do nosso país. Ao ganhar a eleição, antes mesmo de assumir, fui ao Banco Mundial dizer da nossa vontade de ter esse bom relacionamento. Fui a Washington (EUA) apresentar o projeto voltado para o desenvolvimento para que pudéssemos plantar aqui as sementes que vão prosperar no futuro. Tivemos a autorização da COFIEX/Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que aprovou a Carta Consulta. Formulamos os projetos, com todos os seus detalhamentos, para que nós possamos, a partir do segundo semestre, finalizar o processo para no início de 2013 iniciarmos a execução”, explicou a governadora Rosalba Ciarlini.

De acordo com o secretário de Estado de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, os projetos têm dois componentes: o componente "A", de cunho sócio-econômico, que incentiva a produção com acesso a mercados, através de cadeias produtivas do estado, ao mesmo tempo desenvolvendo infra-estruturas que melhorem a logística de escoamento dessa produção. Já o componente "B" diz respeito à modernização dos processos de gestão pública e a reorganização da máquina administrativa com foco na melhoria da prestação de serviços à sociedade.

"A expectativa do estado é que até novembro o projeto já esteja contratado. A unidade gestora central funcionará na Secretaria de Estado do Planejamento e Finanças. Vamos trabalhar envolvendo as secretarias de Estado da Agricultura, do Turismo, do Desenvolvimento Econômico, da Assistência Social, da Educação, da Saúde e o Departamento de Estradas de Rodagens", afirmou Obery Rodrigues.

Rosalba Ciarlini reiterou o compromisso do governo do RN em investir na erradicação da pobreza extrema no estado e fortalecer iniciativas e projetos com vistas resultados duradouros. "Esse é o tipo de iniciativa cujos resultados são duradouros e através do desenvolvimento do trabalho das próprias comunidades", afirmou a Governadora.

Redação Assecom-RN

Rede pública terá que fornecer medicamento a doentes cardíacos no RN


O Estado do Rio Grande do Norte e a União devem adotar todas as medidas necessárias para fornecer gratuitamente o medicamento Lopigrel aos pacientes com problemas cardíacos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é o resultado de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal em Mossoró, confirmando a decisão liminar que garantiu o fornecimento do remédio. A sentença é válida para todos os usuários do SUS residentes nas cidades que abrangem a competência territorial da Justiça Federal em Mossoró, desde que comprovem a necessidade do uso do Lopigrel.

Apesar de ser considerada uma droga essencial no tratamento de doenças cardiológicas, não havendo substituto até o momento, o Lopigrel não integrava a lista de medicamentos fornecidos pelo SUS naquela região, antes do ajuizamento da ação por parte do MPF em Mossoró. A ação teve início com reclamação feita pela nora do paciente J.J.S.F. que precisava de pelo menos quatro caixas do remédio por mês, o que daria um custo mensal de R$ 150. O procurador da República Fernando Rocha de Andrade, que assina a ação, argumentou que "tal valor é extremamente
inviável para os pacientes mais carentes." 

Em virtude da urgência do caso, a ação foi proposta com pedido de liminar, para que fosse determinado, antes mesmo do julgamento final em primeira instância, a entrega do medicamento através do SUS. Em setembro de 2010, o então juiz federal da 10ª Vara, Nagibe de Melo Jorge Neto, reconheceu a gravidade da questão e determinou em decisão liminar o fornecimento gratuito do Lopigrel, destinado ao tratamento de doenças cardíacas, beneficiando tanto o paciente J.J.S.F., quanto os demais usuários integrantes dos municípios de atuação da Justiça Federal em
Mossoró.

Agora, a recente sentença proferida pela atual juíza federal da 10ª Vara, Cíntia Menezes Brunetta, acaba de confirmar os termos da decisão de urgência. Apesar da obrigatoriedade em fornecer o medicamento, determinada desde a decisão liminar, o Estado do Rio Grande do Norte e a União ainda podem recorrer ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região.


FONTE:Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da PRRN

BANDO ESTOURA CAIXA ELETRÔNICO DO BRADESCO


Nas primeiras horas de hoje (27),  por volta das 2 hs da manhã, um bando estourou o caixa eletrônico do Bradesco em nossa cidade.

A ação que segundo populares presentes no centro da cidade, durou cerca de 30 minutos, os bandidos  renderam algumas pessoas que estavam na praça, enquanto outros faziam a operação de explosão do caixa. Aurino Gomes do Nascimento (vigia) nos contou que o bando era formado por 7 pessoas mas que apesar do susto, não fizeram nenhuma agressão física a eles. Uma espécie de barricada utilizando-se de grampos de ferro foi espalhada no início da Rua Dalmério Maurício para dificultar a chegada da viatura da polícia.

A explosão se deu em dois tempos, a primeira, com menor intensidade, supomos que não conseguiu estourar o caixa, mas a segunda que foi muito intensa, inclusive acordando toda circunvizinhança, foi a que veio romper a estrutura metálica do caixa e até as paredes do prédio. Em minutos, após a fuga dos bandidos, muita gente veio constatar os estragos causados pelas explosões.

Após a explosão e o roubo do dinheiro do caixa, o bando fugiu em uma Strada de placas MZL 4591 - Natal RN, branca, abandonada às margens da RN 120 em uma propriedade rural e encontrada hoje pela manhã por populares. O destacamento de Polícia local após a denúncia, sairam em diligências mas nãoencontraram pistas do bando que deva ter se evadido utilizando um outro veículo que supostamente dava cobertura a fuga.

Fonte: Blog Rádio Cultura Fm 88,3

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Governo solicita mais recursos para metrô de Natal



A governadora Rosalba Ciarlini pediu ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, apoio para duas grandes obras que melhorarão o problema de mobilidade urbana em Natal e Mossoró. A solicitação foi feita em audiência logo depois que a presidente Dilma Rousseff lançou o programa Mobilidade para as grandes cidades, atendendo 18 municípios brasileiros, nesta terça-feira, 24. 

Para a capital potiguar, Rosalba solicitou aumento dos recursos do Orçamento Geral da União (OGU), para viabilizar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que atenderá cerca de 60 mil passageiros/dia. Ao invés de R$ 19 milhões como estava previsto, o governo federal vai repassar R$ 74 milhões, recursos, aliás, que foram publicados nesta quarta-feira, 25, no Diário Oficial da União (matriz do PAC).

Já para Mossoró, a governadora apresentou projeto para implantação do Complexo Viário da Resistência. 

A obra será construída sobre o Rio Mossoró, ligando o conjunto Vingt Rosado (Rincão) ao bairro Santo Antonio. ]“Esse complexo é uma necessidade econômica e urbanística que permitirá o desvio do trânsito de veículos pesados do centro da cidade, beneficiando diretamente mais de 50 mil pessoas”, explicou a secretária de Infraestrutura do Estado, Kátia Pinto, que acompanha Rosalba em Brasília. 

A governadora também argumentou ao ministro Aguinaldo Ribeiro que as novas ponte e avenida facilitarão o desenvolvimento de projetos sociais e urbanísticos em uma área que periodicamente enfrenta alagamentos provocados pelo Rio Mossoró. O novo complexo viário também desafogará o trânsito da Avenida Dix-neuf Rosado (Leste/Oeste) que dá acesso à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Rural do Semi-Árido (UFERSA); deslocamento de milhares de pessoas que moram no bairro Costa e Silva e no Vingt Rosado, maior conjunto habitacional da cidade, com quase 2.500 casas, além do acesso para a BR 110 (Areia Branca).  

O metrô de superfície envolve recursos de R$ 136 milhões e o Complexo Viário da Resistência, R$ 37 milhões. 


Da redação do DIARIODENATA.COM.BR, com informações da Assecom

Prefeitura do RN encerra inscrições para concurso nesta sexta

As inscrições para o processo seletivo 001/2012, destinado ao provimento de um Profissional Formador para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do município de Cerro Corá, serão encerradas nesta sexta-feira (27).

A oportunidade é para atuar com a Formação Inicial dos alfabetizadores e coordenadores de turmas do PBA entre os dias 14 e 18 do mês de maio, com carga de 40h.

De acordo com informações constantes em edital, a remuneração terá variação conforme a titulação do aprovado, R$ 2.600,00 (graduação), R$ 3.300,00 (especialização), R$ 3.900,00 (mestrado) e/ou R$ 4.600,00 (doutorado).

Os interessados deverão se inscrever na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (rua Gracindo Deitado, nº. 258, Centro) das 7h às 13h e apresentar comprovação de contrato; Curriculum; declaração de que não possui vínculo empregatício com órgãos da administração pública; comprovante de experiência, de no mínimo dois anos em atividades profissionais; comprovante de experiência com alfabetização de jovens e adultos, de no mínimo 12 meses; diploma de graduação na área de licenciatura em Educação; original e cópia do RG e CPF; comprovante de residência; original e cópia de certificado de conclusão de cursos de pós-graduação, mestrado e/ou doutorado na área.


a redação do DIARIODENATAL.COM.BR

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Polícia encontra corpos dos jovens desaparecidos no sul da Bahia

Os corpos dos cinco jovens desaparecidos desde a última sexta-feira (20) foram encontrados no início da noite desta terça-feira (24) dentro do carro em que foram vistos pela última vez em uma ação integrada entre as polícias do Espírito Santo e da Bahia. O grupo desapareceu quando seguia de São Mateus, no Espírito Santo, em direção ao sul da Bahia para uma festa de aniversário.

O carro - um Fiat Punto, de cor bege e placas ODC- 6985 - foi encontrado debaixo de uma ponte sobre o Rio Mucuri, já na Bahia. O Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar um dos corpos, mas a vítima não foi identificada. De acordo com o tenente coronel Ivanildo Silva, da Polícia Militar da Bahia, responsável pela operação, a placa do automóvel confere com a do carro que pertencia aos jovens.

Os universitários Izadora Ribeiro, 21, Amanda Oliveira, 22 anos, Rosaflor Oliveira, 24, Marllonn Amaral, 21, e André Galão, 28, estavam seguiam em direção a Prado, na Bahia, para participar da festa de aniversário da mãe de uma das meninas, Izadora Ribeiro. Os jovens teriam sido vistos pela última vez em um posto de combustível em Mucuri.

O local onde foram encontrados os corpos é conhecido pelos altos índices de acidentes, essa é a hipótese apontada pela polícia sobre o que teria acontecido com os jovens.

Dnonline Do Correio Braziliense

Programa lançado pelo Governo Federal contempla obras de mobilidade para o RN

O Rio Grande do Norte foi incluído no programa de Mobilidade Grandes Cidades lançado nesta terça-feira, 24, pela presidenta Dilma Rousseff. São obras que irão melhorar a qualidade do transporte urbano, combatendo o engarrafamento comum aos maiores centros.

Para o Ministério das Cidades, são considerados grandes centros cidades com população acima de 700 mil habitantes. No caso do RN, apenas Natal entra nesse perfil. E, na capital potiguar, o Governo do Estado priorizou a readequação da Avenida Engenheiro Roberto Freire; o complexo viário ligando a Avenida Prudente de Morais à BR-101 (entrada de Natal), um dos trechos onde o trânsito é mais congestionado, principalmente na hora de pico; acessos para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou Metrô de superfície que terá 14,5 Km, saindo da Estação da Ribeira até a Estação Nova Natal, na zona Norte, perto da BR-101. Serão transportados 60 mil passageiros, por dia. Todas essas obras envolvem recursos da ordem de R$ 459 milhões.

Desse valor, investido em obras de mobilidade urbana, o Governo do Estado vai bancar R$ 440 milhões, com financiamentos e recursos próprios. Já o Governo Federal vai liberar do Orçamento Geral da União (OGU), a fundo perdido, apenas o recurso de R$ 19 milhões para o metrô de superfície.

"Estamos dando passos importantes para o transporte de massa. Os Estados e municípios estão preocupados com a qualidade dos serviços”, declarou a Presidenta da República, ressaltando que é imperativo o Brasil investir em metrô. Dilma Rousseff reconheceu que os Estados estão dando contrapartidas expressivas dentro desse programa, que beneficiará 53 milhões de brasileiros. 

Redação Assecom-RN

terça-feira, 24 de abril de 2012

Rosalba faz uma análise positiva da reunião dos governadores do NE com a Presidenta

As ações apresentadas pela presidenta Dilma Rousseff aos governadores do Nordeste na reunião que aconteceu nesta segunda-feira (23), em Aracaju (SE), cujo tema foi a estiagem na região, agradaram a governadora Rosalba Ciarlini.

“Foi uma reunião muito boa. A Presidenta está de parabéns pela agilidade em atender o nosso apelo”, disse a Governadora, lembrando que na semana passada esteve com a presidenta Dilma e sugeriu que fosse realizado um encontro com os governadores para que eles pudessem sugerir medidas para enfrentar o período da seca. “Pelo que nos foi apresentado durante a reunião, nós vamos ter uma estiagem muito grande e isso me deixou mais preocupada ainda. Nós temos que tomar medidas mais rápidas e a Presidenta foi ágil e trouxe uma série de ações que serão adotadas emergencialmente”, observou a Governadora.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e da Pecuária (Sape), o Rio Grande do Norte vive um momento crítico. Dos 167 municípios do Estado, 139 decretaram estado de emergência; 70% da população da área rural já sofrem com a falta d’água, o que representa cerca de 500 mil pessoas. Já na zona urbana, o número é bem maior. Mais de um milhão de pessoas estão sendo atingidas pela estiagem. O rebanho do RN também vem sendo prejudicado. “Estamos vivendo uma das piores estiagens do século. A seca está maltratando 82% do rebanho bovino, 93% dos caprinos e 83% da criação de ovinos”, disse o secretário Betinho Rosado, que acompanhou a Governadora.

As medidas a serem adotadas pelo Governo Federal foram apresentadas à imprensa pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Grande parte das ações anunciadas coincide com as propostas apresentadas pela governadora Rosalba Cairlini, num documento entregue durante a reunião à presidenta Dilma Rousseff. O Seguro Safra foi um dos pontos sugeridos por Rosalba. “Foi anunciada a antecipação do Seguro Safra. Isso é muito bom para o agricultor. E para aqueles que não têm o seguro, o Governo vai dar uma ajuda, tipo uma bolsa, no valor de R$ 400”, explicou Rosalba.

Cada Governador teve a oportunidade de apresentar suas reivindicações “Precisamos ter condições de superar com menor sofrimento possível essa situação tão grave de seca. E ao mesmo tempo fazer obras estruturantes para a convivência com esta estiagem”, expressou a Governadora.

AÇÕES EMERGENCIAIS 
Segundo o Ministro Fernando Bezerra, a situação da seca foi avaliada por diversas áreas do Governo, tais como os Ministérios da Integração, do Desenvolvimento Social, do Desenvolvimento Agrário, do Meio Ambiente, de Minas e Energias, entre outros. A seca já é considerada uma das mais graves que assola o país nos últimos anos. “As principais medidas importam em investimentos na forma de transferência de recursos do Orçamento Geral da União ou de créditos através do Fundo Constitucional do Nordeste no valor total de R$ 2,723 bilhões”, disse o Ministro.

Esse valor será utilizado em ações tais como Operação Carro Pipa. Para atender esta operação nos próximos seis meses, a Presidenta Dilma Rousseff vai assinar uma Medida Provisória nos próximos dias, abrindo um crédito de R$ 164 milhões. A outra linha de ação foi antecipar os recursos do Programa Água Para Todos, que faz parte do Programa Brasil Sem Miséria lançado ano passado pelo Governo Federal. Para esta ação, será liberado até dezembro R$ 799 milhões, através de ações executadas pelo Ministério da Integração ou através de convênios com Governo do Estado, para construção de cisternas, sistema de abastecimento d’água simplificado, implantação e construção de pequenos barreiros, perfuração de poços para irrigação comunitária para pequena agricultura familiar.

Uma das medidas anunciadas se refere à abertura de recursos através de Medida Provisória para recuperação e implantação de poços artesianos. “Existem no país milhares de poços perfurados e que podem ser equipados para ampliar a oferta de água”, informou o Ministro. No documento entregue à Presidenta, a Governadora solicita exatamente que os poços perfurados sejam equipados. Ela alega que “em nosso Estado, temos 820 poços perfurados necessitando de mecanização. Essa ação requer investimentos de aproximadamente R$ 14 milhões”.

Além da governadora Rosalba Ciarlini, participaram da reunião os governadores Jaques Wagner (Bahia), Teotônio Vilela (Alagoas), Cid Gomes (Ceará), Ricardo Coutinho (Paraíba), Eduardo Campos (Pernambuco), Wilson Martins (Piauí), Washington Oliveira (vice-governador do Maranhão). Também estiveram presentes os Ministros de Estado Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Edison Lobão (Minas e Energias), Mirian Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão), Pepe Vegas (Desenvolvimento Agrário), Fernando Bezerra (Integração Nacional).

Redação Assecom-RN

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Solenidade de lançamento do Projeto Borborema será realizada nesta segunda-feira (23), às 9h

A solenidade de apresentação do Projeto Borborema (implantação de uma unidade fabril destinada à produção de ouro na Mina Borborema, em Currais Novos), inicialmente anunciada para acontecer às 10h desta segunda-feira (23), foi antecipada para as 9h do mesmo dia. A cerimônia será realizada no Auditório da Governadoria, e contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e dos diretores da Mina Borborema: Robert Michael Smakman, diretor-presidente Cascar Brasil Mineração; Ronisdalber da Silva Bragança, diretor Administrativo-Financeiro; e Aidan Platel, diretor de Exploração.

O Projeto Borborema vai potencializar o setor mineral no Rio Grande do Norte, que, em uma análise inicial, será responsável por aproximadamente R$ 1,5 bilhão em investimentos nos próximos três anos. Para a Mina Borborema, o investimento é de R$ 400 milhões com estimativa de gerar 320 empregos diretos e 1.500 indiretos. A capacidade anual de produção é de 5 toneladas de ouro, o que representa cerca de 8% da produção nacional.

Além de Currais Novos, outros municípios da região Seridó serão beneficiados com a movimentação econômica gerada pelo empreendimento, principalmente no tocante ao comércio e serviços.


Redação Assecom-RN

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Seara discute Desenvolvimento Rural Sustentável do RN em Brasília

Na manhã desta quinta-feira (19), em Brasília, o secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Rodrigo Fernandes, acompanhado pelo Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, esteve em audiência com o Ministro Pepe Vargas, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para tratar do Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS) do Rio Grande do Norte.

A reunião teve como objetivo discutir sobre a celebração do novo convênio de cadastramento e Georreferenciamento de imóveis rurais de 13 Municípios das regiões do Alto Oeste e Mato Grande Potiguar, inseridos no programa RN Mais Justo - Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Paraná, Portalegre, Venha Ver, Jardim de Angicos, João Câmara, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco e São Miguel do Gostoso.

Além de proposta para cadastramento e Georreferenciamento dos municípios supracitados, Rodrigo Fernandes solicitou, ainda, máquinas retroescavadeiras, no intuito de atender agricultores dos 160 municípios do estado pertencentes e não pertencentes às áreas do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), bem como kit's de irrigação, kit's de ferramentas de trabalho e melhor estruturação da equipe da Unidade Técnica Estadual (UTE/RN), referente às demandas de supervisão técnica e vistorias social e técnica de áreas do PNCF no Estado. 

De acordo com Rodrigo Fernandes, "vários fatores contribuem com o Desenvolvimento Rural Sustentável, dentre eles, a logística para execução das atividades é fundamental".

"O pequeno agricultor, por exemplo, tem dificuldades em adquirir seu kit de irrigação, sendo necessária intervenção do poder público, como forma de amenizar o sofrimento daqueles que pretendem produzir na terra e não dispõem de recursos e mecanismos de acessos as políticas públicas", finalizou Fernandes.

Na ocasião, o Ministro Pepe Vargas reforçou, junto à Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), o andamento do processo para celebração do convênio que deverá ser assinado no próximo dia 14 de maio, ocasião da visita do Ministro do MDA ao Estado para entrega de retroescavadeiras a 26 municípios contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2).


Assessoria de Comunicação - SEARA

quinta-feira, 19 de abril de 2012

ABC leva virada improvável do Vitória e dá adeus da Copa do Brasil


 
Um jogo para o torcedor do ABC não esquecer por toda a vida. O alvinegro potiguar vencia o Vitória por 2 a 0 até os 32 do 2º tempo, e só seria eliminado com uma improvável virada baiana. Aconteceu. Derrota por 3 a 2. Com três gols de Neto Baiano, aos 33, 44 e 47, o rubro-negro de Salvador garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. Os gols do ABC foram marcados por Washington, aos 31 do 1º, e Raul, aos 22 do 2º.

Com o resultado, o Vitória enfrentará o Botafogo do Rio de Janeiro, que classificou sobre o Guarani de São Paulo. O ABC, após o golpe impiedoso, junto os cacos da eliminação e volta a respirar o Campeonato Estadual, onde aguarda por América ou Baraúnas para a disputa da hegemonia potiguar em 2012.

O jogo

O Vitória iniciou a partida tentando abrir o marcador e partindo para cima da defesa alvinegra, que recuada, conseguiu evitar jogadas de perigo do time baiano. No lado do ABC, destaque para a reestreia de Makelelê, que mostrou boa movimentação e ajudou nas jogadas de contra-ataque.

Apesar do domínio territorial dos donos da casa, a primeira chance de gol foi criada pelos potiguares. Aos, 15, Murilo disparou na ponta direita e cruzou para Washington, que cabeceou no chão obrigando o goleiro Renan a fazer boa defesa.

Depois da oportunidade perdida pelo alvinegro, o Vitória voltou a pressionar, mas não conseguia finalizar com perigo contra a meta do goleiro Camilo. No lado do rubro-negro baiano, destaque para os bons passes do experiente meia Geovani. No alvinegro, mais uma vez destaque para Makelelê, aparecendo no setor de ataque como elemento surpresa e assustando a defesa adversária. 

Sentindo o bom momento, o ABC passou a acreditar na abertura do placar e foi presenteado aos 31. Após quase marcar um golaço de cobertura no goleiro Renan, o atacante Washington cabeceou com categoria para o fundo da rede em escanteio cobrado por Raul.

Com o resultado favorável no momento, o ABC recuou nos minutos finais e quase foi castigado com o empate dos baianos. Aos 39, após cobrança de falta do meia Geovani, a bola rodeou a área alvinegra e Rildo obrigou Camilo a fazer excelente defesa.

Na etapa final, o Vitória partiu para o abafa e provocou a reação time do ABC, que recuou em demasia. Aos 6, a pressão baiana por pouco não se transforma em um gol contra alvinegro. Na jogada, Wellington cruzou na pequena área e Luis Ricardo tentou cortar assustando o goleiro Camilo, sem reação. 

Até os 20 minutos, o ABC permaneceu mais cauteloso que no primeiro tempo, e não conseguia contra-atacar com eficiência. O rubro-negro baiano, como nos 45 minutos iniciais, não conseguia transformar a pressão em lances de perigo contra a meta de Camilo.

Repetindo o mesmo cenário da etapa inicial, o ABC encaixou um novo contra-ataque mortal, e marcou o segundo gol aos 22. A jogada começou com Bileu, que lançou Washington na grande área e passou com primor para o meia Raul, que chutou para o fundo da rede do goleiro Renan.

Aos 26, o técnico Leandro Campos foi obrigado a sacar Renatinho, que voltou a sentir o adutor da coxa, para a entrada do polivalente Edson. Após a substituição, o lateral-esquerdo alvinegro não conseguiu conter a emoção e caiu no choro.

Abatido e precisando virar o resultado para classificar, o Vitória teve um lapso de esperança aos 32, após penalidade cometida por Edson em cima de Leo. Na cobrança, Neto Baiano, o artilheiro do Brasil, diminuiu o placar mandando a bola para o fundo do gol.

Nos minutos finais, os baianos iniciaram uma forte pressão ao ABC, e conseguiram fazer o que já era considerado impossível. Aos 44, após bobeada da defesa alvinegra, Neto Baiano não perdoou e empatou a partida. Aos 47, em mais um pênalti infantil dos defensores potiguares, Neto Baiano marcou o seu terceiro e decretou a eliminação do Rio Grande do Norte na competição nacional.


De Rodrigo Matoso para redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Confira a previsão do tempo para Natal nesta quinta-feira



A manhã começou com muito sol e poucas nuvens na capital potiguar nesta quinta-feira, 19. A previsão para o dia é de períodos nublados com chuva a qualquer hora, principalmente durante a noite. A temperatura máxima prevista é de 29ºC, e a mínima, de 22ºC.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Número de atendimentos do Hospital da Mulher é destaque no RN Agora

Com apenas um mês de funcionamento, o Hospital Parteira Maria Correia – Hospital da Mulher de Mossoró – já mostra um saldo positivo, foram mais de 500 atendimentos na unidade, com 130 partos realizados. No programa de hoje, a governadora Rosalba Ciarlini fala dos benefícios trazidos pela implantação desse hospital na cidade de Mossoró.

A comodidade é uma das principais vantagens do hospital, visto que antes as gestantes tinham que procurar atendimento em outras cidades. “Os números mostram como as moradoras das regiões atendidas pelo Hospital da Mulher – Oeste, Vale do Açú, região Salineira – precisavam dos serviços de um hospital de referência. Se não fosse o Hospital da Mulher essas gestantes, essas mulheres que estavam precisando de uma atenção especial, teriam que ter buscado atendimento em outros locais, Natal, Fortaleza ou até mesmo em regiões ainda mais distantes”, afirmou Rosalba.

A escolha de Mossoró para receber o Hospital da Mulher não foi à toa. O município é o centro para onde convergem as demandas de dezenas de cidades de várias regiões. Segundo Rosalba, “nesses primeiros 30 dias o Hospital da Mulher recebeu gestantes de 42 municípios potiguares, ou seja, a localização foi muito bem escolhida. O hospital presta serviços de qualidade, inclusive com atendimento de alta complexidade, com atendimento especial aos partos de alto risco, tem bons profissionais e equipamentos de ponta, com UTI tanto para a mulher, como UTI neonatal para nossas crianças, tranquilizando a vida de muitos potiguares que agora contam com esse importante serviço na rede estadual de saúde”.

O programa RN Agora vai ao ar de segunda a sexta, às 7h, em rádios de Natal e do interior do Rio Grande do Norte. Ele também pode ser ouvido no site oficial do Governo do Estado: www.rn.gov.br, onde também é disponibilizado para download.

Redação Assecom-RN

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Governo quer agilizar obras de enfrentamento contra a seca

A situação de emergência em 139 municípios potiguares será discutida pela governadora Rosalba Ciarlini em Brasília, em audiência que reunirá a bancada federal nesta quarta-feira (18). Segundo a governadora, serão discutidas ideias e propostas ao enfrentamento da seca, com foco direcionado às obras que podem ser antecipadas – e que são fruto da parceria do Governo do Estado com o Governo Federal – em 80% do Rio Grande do Norte, percentual que representa exatamente 139 cidades.

“Vamos reunir a bancada para tentar agilizar, junto ao Governo Federal, a liberação de recursos para obras que estamos fazendo em parceria. Estamos, em nível de governo estadual, fazendo levantamento de como agilizar todas as obras que estavam planejadas para este ano e para que possamos iniciar. Em muitas, vai precisar que o Governo Federal agilize a liberação de recursos”, comentou Rosalba.

A governadora exemplificou as obras de saneamento, para as quais o Rio Grande do Norte tem R$ 400 milhões assegurados junto ao Governo Federal, e espera a verba para iniciar os serviços. Além da questão do saneamento, a governadora vai tratar sobre a possibilidade de que todos os projetos aprovados na área habitacional (no programa Minha Casa, Minha Vida, mantido pelo Governo Federal) tenham os recursos liberados para que os serviços possam ser iniciados.

“Vamos tentar, juntamente com a bancada, com que todas as obras que priorizem 80% do Estado, o que correspondem às 139 cidades, que possam gerar emprego e renda. São obras que garantem emprego e possibilitam o enfrentamento e à convivência com a seca”, afirmou a governadora.

Na conversa com a bancada federal, Rosalba também incluirá a construção de cisternas. “Mil e oitocentas cisternas foram autorizadas em Caicó para atender 55 municípios, mas ainda temos mais 14 mil (cisternas) que precisamos agilizar no Ministério da Integração e na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para que os recursos sejam liberados.” Ela acrescentou: “Neste momento de estiagem, o Rio Grande do Norte não pode perder a oportunidade de fazer essas obras.”

Ainda no plano de enfrentamento à seca, a governadora disse que a continuidade da adutora do Alto Oeste faz parte da ação e que as obras serão retomadas, bem como a adutora Santa Cruz/Mossoró. “Todas essas obras vão gerar emprego e são obras de enfrentamento e de convivência com a seca. Acho que o momento requer agilidade”, comentou.

AGENDA EM BRASÍLIA
Ainda em Brasília, a governadora vai tratar das obras de mobilidade da Copa 2014. Conforme Rosalba Ciarlini, os serviços estão sendo executados por cerca de 600 trabalhadores e que o Governo do Estado quer acrescer mais um turno para agilizar a obra.

Na agenda prevista para a quinta-feira (19), a governadora tratará da situação do Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, que enfrenta restrições da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ela irá com a prefeita Fafá Rosado, representantes da Assembleia Legislativa e do Sindicato da Construção Civil, no Ministério da Aeronáutica. “Vamos tratar desse assunto, juntamente com a bancada federal, prefeita Fafá Rosado, representante da AL e dos sindicatos da construção civil, que passam por dificuldades devido à restrição imposta pelo aeroporto”, concluiu.

Redação Assecom-RN